Concessão do saneamento é novamente debatida com ministro e presidente do BNDES

29/10/2021 17:05
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira no Paço Municipal

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, foram recebidos na tarde desta sexta-feira, 29, pelo prefeito Sebastião Melo no Paço Municipal. A pauta do encontro foi o estudo para concessão dos serviços de saneamento da Capital, que deverá incluir, além de água e esgoto, também a drenagem. 

O prefeito reforçou a posição de agregar a drenagem à proposta de concessão, conforme já informou ao BNDES durante reunião em Brasília. “O serviço público pode ser bem prestado pelo privado permanecendo público. Concederemos o esgoto e a água, mas a drenagem precisa estar junto neste processo. É uma decisão tomada, porque precisamos resolver esse problema histórico de infraestrutura em Porto Alegre”, enfatizou Melo. 

O ministro afirmou que tem acompanhado a evolução da pauta. “É uma decisão amadurecida pela prefeitura ao longo dos últimos meses. A prefeitura demonstra segurança no caminho que quer seguir e o BNDES e o governo federal irão ajudar a resolver a questão, para termos presente e futuro de qualidade em Porto Alegre”, disse Lorenzoni.

A gestão seguirá trabalhando para construir esse modelo, em diálogo com as equipes técnicas do município e do banco. “Vamos construir essa questão, com muito diálogo e transparência, como temos feito tudo no governo. E o Dmae será importante para fiscalizar todo esse trabalho”, complementou o prefeito. 

A prefeitura já solicitou ao BNDES a inclusão dos serviços de drenagem a um modelo de concessão a ser estudado.

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes