Cinquenta estudantes de escolas municipais recebem o título de Prefeito Jovem

21/08/2023 18:11
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Estudantes foram eleitos pelos colegas para colaborarem com as equipes diretivas nas ações de cuidado de cada escola

Alunos de 50 escolas de ensino fundamental de Porto Alegre foram empossados como "Prefeitos Jovens" na tarde desta segunda-feira, 21, no Salão de Atos do Paço Municipal. Os estudantes foram eleitos pelos colegas para colaborarem com as equipes diretivas nas ações de cuidado e desenvolvimento de cada instituição.

"Sabemos que os desafios são enormes para qualificar o ensino, e formar lideranças dentro do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da educação. Cidadania pressupõe ter senso crítico e saber cobrar as decisões tomadas pelos governantes. Os jovens são o futuro de uma cidade mais educadora", destacou o prefeito Sebastião Melo, que deu posse aos estudantes.

O programa vai ao encontro da ideia já bem sucedida dos "Prefeitos de Praça", em que cidadãos voluntários contribuem com a zeladoria dos espaços de suas comunidades.

"A sociedade precisa de lideranças positivas, que pensem e trabalhem por um futuro melhor para todos. É nosso papel, enquanto educadores, fomentar a formação de jovens responsáveis, que inspirem os demais colegas a terem o sentimento de pertencimento e de cuidado da sua escola. A escola é como a nossa cidade. A gente vive, a gente estuda e a gente cuida", comentou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

Após a posse, os alunos tiveram uma visita guiada ao Paço Municipal, pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, além de um treinamento realizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria sobre a ferramenta 156, principal canal de atendimento ao cidadão.

  

Júlio Lemos

Gilmar Martins