Ciclone provoca ventos fortes na Capital na manhã desta quinta-feira

13/07/2023 09:27
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Equipes da prefeitura estão em alerta para atender demandas

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ainda há previsão de rajadas de vento entre 60 a 90 km/h até as 14h desta quinta-feira, 13. Após, devem ficar entre 40 a 50 km/h. No entanto, ainda há risco de chuva ao longo do dia. A expectativa é que a chuva e o vento percam força nas próximas horas em Porto Alegre.

O prefeito Sebastião Melo afirma que as secretarias e órgãos municipais seguem em alerta e atendendo as ocorrências para garantir o funcionamento da cidade.  

“O desejo sempre é que os prognósticos mais severos não se concretizem. Mas devemos estar preparados para agir. Agradeço a todas as equipes de serviços que se mantêm de prontidão para atuar em ocorrências e atender a população. Seguimos atentos ao cenário” - Prefeito Sebastião Melo.

A Defesa Civil está nas ruas e monitora o nível das águas do Guaíba. A preocupação é com a população ribeirinha sobre possíveis alagamentos e inundações. Nas últimas 24 horas choveu 69 milímetros na Capital. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, até o momento o ciclone é mais brando que o registrado nos dias 15 e 16 de junho.

Acolhimento - As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e Guarda Municipal estão de plantão no ginásio do Demhab, localizado na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana. Durante a madrugada, não foram registradas ocorrências pela Defesa Civil para acolhimento de famílias desalojadas em áreas de risco.

Das sete pessoas em situação de rua que chegaram de forma espontânea ao local, cinco foram encaminhadas de carro aos albergues Acolher e Dias da Cruz. Cerca de 40 indígenas da Aldeia Indígena Mbya Guarani estão acolhidos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, junto ao Centro Social Padre Pedro Leonardi. Em articulação entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Cáritas Diocesana, cinco paróquias estão disponíveis para receber doações e duas para acolhimento de retaguarda emergencial.

Saúde - A Unidade de Saúde Glória permanece fechada na manhã desta quinta-feira em virtude do acúmulo de água e falta de internet. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a referência para atendimento são as Unidades Aparício Borges e 1° de Maio.

A US Lami fechará por volta do meio-dia em função do volume de água no entorno. Já as US Barão de Bagé, Wenceslau Fontoura, Navegante e Beco do Adelar estão sem energia elétrica e as equipes atendem com restrição a casos agudos e recebem o público para escuta e orientação.

Água - As Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) operam normalmente na manhã desta quinta-feira e estão sendo monitoradas. Durante a madrugada e início da manhã desta quinta, alguns bairros ficaram sem abastecimento de água por falta de energia elétrica nas estações de bombeamento de água. Foram afetados os bairros: Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Vila dos Sargentos, Vila Nova, Ponta Grossa, Aberta dos Morros, Partenon, Menino Deus, Santa Teresa, Cristal, Lomba do Pinheiro, Glória, Cascata, Cel Aparício Borges e Belém Velho.

Serviços urbanos - As equipes de manejo arbóreo estão mobilizadas para atender ocorrências envolvendo árvores e galhos. Até o momento, há registro de 12 árvores caídas. A prioridade é a remoção de vegetais na via ou que impeçam acesso a unidades de saúde e hospitais.

Doações - As doações para os atingidos pela chuva podem ser feitas - exclusivamente para esse evento -, em dois pontos: Ginásio Tesourinha, na avenida Érico Veríssimo, bairro Menino Deus, de quinta-feira, 13, até sábado, 14, e na Coordenação da Defesa Civil, localizada na rua Dr. Barcelos, 1691, na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14. Nos dois locais, o horário de recebimento é das 9h às 17h. A prioridade são produtos de higiene, alimentação, colchões e cobertores.

Trânsito - Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC),  às 8h30 desta quinta-feira havia um ponto de acúmulo de água, três árvores caídas na via, seis pontos com postes/fios e cabos na via, um semáforo em amarelo piscante e quatro com falha no funcionamento. Desde o começo do evento climático, foram encerradas outras 28 ocorrências envolvendo semáforo e árvores caídas.


Pontos de acúmulo de água
AJ Renner x Dona Teodora 

Árvores caídas
Rua Dolores Duran, próximo ao número 2165 (bloqueio parcial) 
Avenida Donário Braga, próximo ao número 126 (bloqueio parcial) 
Rua São Nicolau, 1420 

Postes e fios caídos
Rua São Nicolau, 1420 
Estrada Retiro da Ponta Grossa, 4500 
Avenida Assis Brasil, 11.120 
Avenida Edgar Pires de Castro, 10.856
Estrada João Antonio da Silveira, 6380
Avenida Belém Velho, 2764

Semáforo em amarelo piscante 
Avenida São Pedro x Avenida Ceará 

Semáforo com falha no funcionamento
Avenida Sertório x Assis Chateubrian
Avenida Voluntários X Ramiro Barcelos 
Avenida Baltazar de Oliveira Garcia x Rua Braille 
Avenida Sertorio x rua Zeferino Dias

As informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA

Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura @Prefeitura_POA

Leia mais:

Prefeitura avalia situação e reforça plano de enfrentamento ao ciclone

Equipes da prefeitura estão nas ruas para atender transtornos causados pela chuva

Prefeitura aciona plano de contingência para chuvas

Defesa Civil alerta para aproximação de novo ciclone extratropical

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes