Centro Histórico ganha Muro da Mauá mais bonito e revitalizado

19/11/2021 22:41
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Revitalização é mais uma ação para embelezar o Centro da Capital

Foram concluídas as obras de revitalização do Muro da Avenida Mauá, um dos símbolos de Porto Alegre. O muro, que tem 750 metros de extensão, fica localizado entre a Secretaria Estadual da Fazenda e as proximidades do Gasômetro. A ação é mais uma que contribuiu para o projeto de embelezar e devolver o Centro Histórico à população. A transformação do espaço já vem ocorrendo desde agosto de 2021. A solenidade de entrega ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (19), com a presença do prefeito Sebastião Melo e demais autoridades do poder público e convidados.

"Uma ação para elevar a auto-estima da cidade. O novo muro da Mauá dá uma nova cara para o Centro Histórico. E sem gastar um centavo de dinheiro público. Temos mais um espaço revitalizado. Outros mais virão e, assim, vamos tornando a área central mais atrativa e mais bonita" - Prefeito Sebastião Melo.

As empresas Sinergy e Hmídia foram escolhidas por meio de chamamento público. Em contrapartida, os adotantes têm até 15% dos 750 metros da área utilizada para identificação da marca dos parceiros. A adoção terá duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. A secretária de Parcerias, Ana Pellini, destacou as vantagens das melhorias do espaço. “O muro revitalizado representa a cidade que queremos: limpa, bonita, respeitando nossas obras de arte, nossa história e nossa vocação de aproximarmos do Guaíba”, afirma.

A maior parte da estrutura do muro está repaginada, com cascata D´água, instalação de jardim vertical, iluminação cênica e cinco abrigos de ônibus com teto translúcido, bancos de madeira, espaço para interatividade com QR Codes e mais de dez painéis artísticos contando curiosidades e registros históricos sobre a fundação do “Porto dos Casais”. Além disso, foi realizada melhorias em uma pequena praça antes do início do muro, com bancos e flores.

“Estamos muito felizes com a entrega antecipada do nosso muro. É um painel diferente de todos os outros veículos de mídia. Ele mistura história, cultura, arte e publicidade respeitosa, homenageando os 250 anos de Porto Alegre. É um orgulho ter feito parte dessa obra icônica.”, comemorou Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy.

 

Vanessa Soares

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes