Capital entrega Centro de Referência do Transtorno Autista

12/05/2023 13:19
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Cerimônia de entrega do primeiro serviço do SUS voltado às especificidades desse público ocorreu na manhã desta sexta

O Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa), primeiro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital voltado às especificidades desse público, foi entregue pela prefeitura na manhã desta sexta-feira, 12. O evento contou com a participação do prefeito Sebastião Melo, gestores municipais, entidades da área, vereadores, deputados e desembargadores, totalizando aproximadamente 200 pessoas.

"Agradecemos aos parceiros vereadores, deputados, entidades, voluntários e governo do estado. Eles ajudaram o governo a construir esta parceria social, que vai trazer benefícios às crianças e adolescentes que tanto precisam do nosso olhar, cuidado e atenção. O Centro de Referência terá um trabalho muito integrado com a educação e esferas fundamentais no acolhimento dessas famílias e pacientes" - Prefeito Sebastião Melo.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Serviço funcionará em imóvel de 416 metros quadrados na Bento Gonçalves

O serviço funcionará em imóvel de 416 metros quadrados na avenida Bento Gonçalves, 2460, e será operacionalizado pela Associação Hospitalar Vila Nova. O objetivo é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão escolar. 

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, agradeceu o empenho das áreas de Educação e Direitos Sociais, que se uniram à Saúde na execução do projeto. "Hoje é um dia de muita alegria e plenitude, resultado de uma série de esforços para que o Certa fosse uma realidade", afirmou.

Para utilizar o espaço, a criança de até 12 anos deverá ser encaminhada pelas Equipes Especializadas em Saúde da Criança e do Adolescente. Quando os pais ou responsáveis desconfiam que o filho possa ter o transtorno, eles devem procurar uma das 132 unidades de saúde disponíveis na Capital. A unidade encaminha então a criança para ser avaliada pelas equipes especializadas.

O encaminhamento também pode ser realizado pelas escolas conveniadas com o município. O espaço tem capacidade para atender até 300 crianças.
 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram investidos R$ 460 mil na reforma, entre melhorias na parte elétrica, piso, adaptações, portas, pintura, telhado e forro

Equipe - A equipe multidisciplinar é composta por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames. 

O projeto prevê também uma clínica-escola com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores. Foram investidos cerca de R$ 460 mil na reforma da estrutura, entre melhorias na parte elétrica, piso, adaptações, portas, pintura, telhado e forro. 

Os vereadores Cláudio Janta e Tanise Sabino destinaram recursos em emendas impositivas para o projeto. A lei que aprova laudo indeterminado para atestar autismo foi sancionada em abril deste ano e é de autoria dos vereadores Cláudio Janta, Pablo Melo e Comandante Nádia.

"Este é um sonho de mais de dez anos, quando entregamos uma política pública de saúde, assistência social e educação para atender às necessidades de crianças com transtorno autista e dar suporte às famílias", disse o coordenador do comitê gestor do Certa, Alceu Gomes. Ele destacou a convergência de esforços do legislativo, prefeitura, estado e judiciário na implementação do serviço.

A iniciativa tem ação integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), e Secretaria Municipal de Educação (Smed). O local, que antes era uma creche, foi cedido pelo governo do estado. O evento também teve a participação da secretária-adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa.

A cerimônia de entrega contou com a apresentação musical de Ludmila Quadros Dalabilia, 26 anos, que tem autismo, epilepsia, dislexia e discalculia. Ela passou por muitas escolas de inclusão. Este ano, começou a cursar teoria e percepção musical no Instituto de Artes da Ufrgs, onde tem o auxílio da mãe.  

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça