Baile e passeio guiado marcam início da FestPoa Rural

11/03/2024 10:43
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo participou do baile de abertura no sábado à noite

A FestPoa Rural teve início neste sábado, 9, em Porto Alegre, e integra a programação do aniversário de 252 anos da capital gaúcha, com o propósito de unir o campo e a cidade até 17 de março. Neste sábado, 9, um baile no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros da Zona Sul, bairro Belém Novo, abriu a programação, contando com a presença do prefeito Sebastião Melo. O público conferiu a apresentação das invernadas do CTG e show do artista nativista Heduardo Carrão.

"Estamos investindo na produção rural, auxiliando os agricultores com limpeza e construção de açudes, kits de irrigação e todo o apoio e incentivo necessários para estimular a produção de orgânicos. A área rural é muito importante para a vida da nossa cidade, assim como a manutenção das propriedades trazendo alimentos de qualidade para a mesa da população. Se o campo vai bem, a cidade vai bem" - Prefeito Sebastião Melo.

 O domingo, 10, foi de atividades ao ar livre, com uma trilha guiada pelo Morro São Pedro, no Econsciência - Espaço de Conservação, bairro Lageado. Durante o trajeto de três horas, os participantes tiveram contato com a natureza da Mata Atlântica.

Outra programação da tarde foi o passeio guiado da Linha Turismo pelos Caminhos Rurais. O ônibus levou os participantes ao Santuário Mãe de Deus, onde puderam contemplar a vista para a região Extremo-Sul e o centro da cidade. O roteiro também incluiu uma visita ao Sítio do Mato. No local, adultos e crianças se divertiram e se encantaram com diversas espécies de animais. Já na Cabanha Costa do Cerro, houve interação com cavalos e as paisagens da propriedade. O final do passeio aconteceu na Granja Lia, embaixo de uma figueira centenária e com um café colonial.

 A porto-alegrense Simona Marcon, que é guia de turismo, já conhecia o roteiro, mas ficou surpreendida com a organização das propriedades. “Muitas pessoas não acreditam que exista algo tão interessante na Capital, mas a Zona Rural traz o interior para perto, com ótimas e inusitadas atrações e sempre podemos aprender algo novo sobre a vida no campoâ€, afirma.

 Debates - Durante a semana, a FestPoa Rural promove debates técnicos. O seminário Turismo Rural - Economia e Desenvolvimento Social será realizado na tarde desta segunda-feira, 11, no Instituto Econsciência. Na quarta-feira, 13, pela manhã, serão entregues relatoÌrios teÌcnicos para regularização fundiaÌria de propriedade rural para 53 agricultores, no Sindicato Rural de Porto Alegre, bairro Lami. No mesmo local, à tarde, acontece o painel Produção Rural: análise do mercado atual e futuro.

 “Queremos fomentar toda a cadeia rural, trazendo as pessoas para conhecer as propriedades e levando o que é produzido aqui para mais perto da população, na Feira da Produção. Vale a pena prestigiar esse rural que vem de dentro da nossa cidadeâ€, destaca o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Feira da Produção Rural – Nos dias 15, 16 e 17 de março, a programação ocorre no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340), na Vila Nova. O destaque é para a Feira da Produção Rural, que contará com mais de 30 expositores da agricultura e agroindústria familiar, artesanato, cultura indígena, gastronomia e oficinas práticas abertas aos visitantes, além de entretenimento para crianças e shows musicais.

 A realização é da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais) em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), do Sindicato Rural de Porto Alegre, da Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre (Rama) e do escritório de Porto Alegre da Emater-RS.

 

Adriana Corrêa

Fabiana Kloeckner