Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

18/07/2023 08:30

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Calendário inclui 23 reuniões, sendo as seis primeiras reservadas paras as temáticas

Com a temática Educação, Esporte e Lazer, teve início na noite de segunda-feira, 17, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, a rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2023. O calendário inclui 23 reuniões, sendo as seis primeiras reservadas paras as temáticas, com assuntos que abrangem toda a cidade, e outras 17 representando as regiões do OP. A plenária teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube, programada para acontecer em toda a rodada, que vai até 17 de agosto.

 “Precisamos ouvir a comunidade para receber contribuições, contestações e manter o diálogo aberto. A participação popular é definitiva para enfrentarmos os desafios da cidade e juntos construirmos soluções” – Prefeito Sebastião Melo.

Nas manifestações dos inscritos, muitas questões relacionadas às escolas, com reivindicações sobre infraestrutura, inclusive problemas com caixas d’água e vagas de educação infantil. Sobre esporte e lazer, o conselheiro do OP da região Humaitá-Navegantes e presidente da Associação Tresmaiense, Airton Merel, pediu acesso à área do Sesi, no bairro Humaitá, para oferecer a prática de esporte a crianças. O primeiro inscrito, Marcelo Vieira, representante da Associação Unidos Pela Lomba, enfatizou o papel da temática. “É preciso que haja um olhar em todas as comunidades da cidade, atento às regiões periféricas”, destacou.

Os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia; de Educação, José Paulo da Rosa; e de Obras e Infraestrutura, André Flores, apresentaram as entregas relacionadas à temática. Entre elas, piscinas públicas descentralizadas, tendo as cinco unidades da Capital recebido o maior números de frequentadores nos últimos 20 anos. De dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, foram 45.859 pessoas. Na área de educação, destaque para 56 unidades de óculos inteligentes entregues para alunos com deficiência visual, 25 mil computadores portáteis e wifi nas 98 escolas da rede pública municipal.

Plano de Investimentos e Serviços – Estão destinados, para 2024, recursos na ordem de R$ 20 milhões para o Orçamento Participativo.

Foram eleitas como prioridades da temática Educação, Esporte e Lazer, em primeiro lugar, construção, reforma e ampliação de equipamentos esportivos em áreas públicas; em segundo, construção, reforma, telamento e ampliação de campos de futebol em áreas públicas; em terceiro, recuperação, manutenção, reforma e/ou reconstrução de creches; em quarto lugar, construção, reforma, ampliação de equipamentos de lazer e recreação em áreas públicas.

Conselho – A única chapa inscrita para a temática foi eleita por aclamação dos presentes. Foram eleitos como titulares, Roberto Ivan Raul Jakubaszko e Argeu da Silva Ávila. Para a suplência ficaram Diaran Laone Camargo da Silva e Jeferson Flores Souto.

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, anunciou o número de credenciados da noite. “Com 248 inscritos, tivemos um aumento de mais de 100% em relação ao ano passado, quando registramos a retomada das assembleias após dois anos de pandemia”, destacou. A Smgov é a pasta responsável pela realização do OP.

Nesta terça-feira, 18, é a vez da Temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho, que acontecerá também no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, a partir das 19h.

Leia também:

Rodada de assembleias do OP começa nesta segunda-feira

Indaiá Dillenburg

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes