Artigo: Juro zero para quem mais precisa

21/02/2022 08:43

Desenvolvimento econômico para promover proteção social. O Mais Crédito Juro Zero sintetiza esses dois pilares que nortearam a estratégia da gestão desde a concepção do plano de governo. Somente uma cidade com a economia forte e as finanças em dia pode prover políticas de apoio a quem mais precisa do poder público.

Depois de muita pesquisa pela equipe econômica entre os melhores modelos de operação, construção de projeto de lei para aprovação pela Câmara Municipal e edital de seleção de operadores, chegou a hora de a prefeitura de Porto Alegre oportunizar crédito com juro zero para os pequenos empreendedores da nossa cidade, formais e informais. Ao longo de todo o ano passado, até agora, ouvimos cobranças, quase que generalizadas, decorrentes da ocupação das vias públicas do Centro Histórico por comerciantes irregulares, os chamados ambulantes.

Com certeza não é o cenário que nenhum de nós - gestores públicos, moradores ou empresários - quer para quaisquer territórios da cidade, muito menos para o coração da convivência urbana que temos como prioridade por revitalizar na Capital. Mas não acreditamos em simplesmente deslocar ou retirar trabalhadores duramente impactados pela crise econômica agravada pela pandemia que estão batalhando pelo sustento de suas famílias, sem oferecer alternativas de retomada.

E é no espírito de libertação que o microcrédito com juros pagos pelo município chega para acesso aos microempreendedores dos diversos setores de atividades atuantes em todos os bairros da cidade. Com um avanço muito importante que abre as portas para o informal, mas que também incentiva concretamente a regularização: a faixa de valor aumenta à medida que o microempreendedor quita o empréstimo e adere ao curso de capacitação oferecido no programa.

Já o nível mais alto de crédito fica disponível para quem, depois de cumprir os requisitos anteriores, tem seu negócio formalizado. É nisso que acreditamos: uma gestão que não atrapalha quem empreende e que cria instrumentos para dar oportunidade de crescimento a quem aqui investe, trabalha, presta serviços e dá a sua contribuição. Esse cenário de integração entre o desenvolvimento econômico e o social é o que queremos para a Porto Alegre dos 250 anos.

Sebastião Melo e Ricardo Gomes 
Prefeito e vice-prefeito de Porto Alegre

Artigo publicado no jornal Zero Hora, em 21 de fevereiro de 2022.

 

Lucas Barroso