Após conclusão de obra, Viaduto dos Açorianos é liberado para o trânsito

28/09/2021 08:17
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo liberou o trânsito, na manhã de hoje

O trânsito do Viaduto dos Açorianos, no Centro Histórico, foi totalmente liberado ao tráfego às 7h desta terça-feira, 28. A liberação foi possível após a conclusão da obra de recuperação estrutural pela qual a construção passou. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1.5 milhão na intervenção.

“O Viaduto dos Açorianos é uma estrutura extremamente importante para a mobilidade da cidade, e que estava interditada quando assumimos. Contratamos a empresa executora, e com o apoio dos servidores, de toda a equipe da Prefeitura e de nossos parceiros, executamos e concluímos essa obra que hoje estamos entregando” - Prefeito Sebastião Melo

A obra de recuperação estrutural foi a maior intervenção já realizada nos 47 anos do viaduto. A construção recebeu a recuperação de pilares e vigas, tratamento da armadura e do concreto, bem como de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição. Foram substituídos ainda, os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água.

“Além da recuperação estrutural, decidimos por revitalizar a construção e seus entornos. Entregaremos um Viaduto dos Açorianos com pintura, sinalização, passeios recuperados, nova iluminação com lâmpadas LED, e nova pavimentação nos 202 metros da estrutura, e das vias do seu entorno”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Iniciamos e estamos concluindo mais esta obra, para devolver o viaduto aos porto-alegrenses. Um dos principais acessos ao Centro Histórico está mais bonito, seguro e agora com o trânsito liberado” conclui.

Histórico – Localizado na Avenida Borges de Medeiros sobre a Primeira Perimetral (av. Loureiro da Silva), no Centro Histórico, o viaduto foi construído em 1973. A necessidade da restauração foi detectada após vistorias técnicas da prefeitura que contataram um grave dano estrutural entre a parte superior da estrutura e o solo, o que resultou na sua interdição para o trânsito em maio de 2020. Uma empresa foi contratada para desenvolver o projeto de recuperação estrutural, que após concluído, confirmou os danos previamente apontados, além da necessidade de outras intervenções.

Entre os problemas detectados, estavam o rompimento de vigas nos apoios dos dois encontros e da junta de dilatação, o esgotamento da vida útil dos aparelhos de apoio e o entupimento dos drenos, entre outros que foram reparados pela obra. Após licitada a obra, a empresa DW Engenharia foi contratada, e iniciou as intervenções em 19 de fevereiro deste ano.

Como fica o trânsito – Com o fim da obra de recuperação estrutural, o viaduto está liberado para o trânsito de veículos. Os condutores que se deslocam no sentido Sul-Norte, pela av. Praia de Belas, podem cruzar a av. Loureiro da Silva pelo viaduto em direção ao Centro. Da mesma forma, veículos que vêm da região central da capital, poderão seguir pela av. Borges de Medeiros em direção à Zona Sul.

"Com a entrega, retornam ao fluxo original os itinerários do transporte coletivo e o fluxo das alças leste e oeste, que terão seu sentido invertido, retornando ao traçado anterior ao serviço manutenção do viaduto”, destaca o diretor-técnico da EPTC, Flávio Caldasso. Os cruzamentos criados também serão desfeitos e os dois semáforos instalados para as alterações, serão retirados. Para a liberação do Viaduto dos Açorianos, até então foram implantadas 41 placas (incluindo placas aéreas) e realizados 405 m² de pintura em sinalização viária.

Na noite desta segunda-feira foram realizadas mais alterações na sinalização horizontal atual e, posteriormente à liberação, será complementada a revitalização do projeto viário da ciclovia da av. Loureiro da Silva e de toda a sinalização nas alças de acesso ao Viaduto. Os agentes da EPTC vão monitorar a circulação no local e orientar os motoristas para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Confira mapa 

EPTC / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO

 

Orlando Moraes e Gabriela Duarte

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes