Startups apresentam soluções de sustentabilidade no 2º Encontro Regional Iclei Sul  

16/08/2023 16:36

Cinco startups apresentaram as suas soluções para sustentabilidade nesta quarta-feira, 16, durante o Demoday (dia da demonstração), no 2º Encontro Regional Iclei Sul, realizado no Farol do Santander. Elas foram selecionadas, pelo Gabinete de Inovação, para participarem da segunda rodada do programa de aceleração do Iclei Innovation. A Prefeitura de Porto Alegre apoia o evento promovido pelo Iclei - sigla em inglês para “Governos Locais pela Sustentabilidade”.

As soluções serão avaliadas por uma banca, segundo critérios de grau de inovação, aplicabilidade, potencial de mercado, entre outros. O público também poderá votar via QR Code. O anúncio da startup destaque e a premiação acontecem nesta quinta-feira, 17, na abertura do evento. A vencedora participa de painel sobre inovação na sexta-feira, 18, no encerramento do encontro.

Nesta rodada, o programa teve como tema “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares”. A jornada de aceleração aconteceu a partir de abril e durou 14 semanas. As startups receberam mentorias e capacitações com especialistas para impulsionar os seus negócios.

Participaram do programa empresas que contribuem para o aprimoramento de sistemas alimentares sustentáveis e circulares; na produção alimentar urbana de alta eficiência; soluções verdes e azuis baseadas na natureza; melhorias no abastecimento e distribuição de alimentos e combate ao desperdício.

Conheça as cinco startups participantes na 2ª rodada do programa:

Bioplix – Desenvolve tecnologias baseadas em formulações com polímetros naturais, biodegradáveis e de fonte renovável. 

Fazendas Bioma – Fazendas verticais urbanas e inteligentes para produção de hortaliças em ambiente controlado no ponto de venda.

Igapó – Oferece soluções para que empresas gerem impacto positivo por meio do tratamento de resíduos orgânicos. 

Nutrindo Soluções – Busca simplificar a regulamentação do produtor de alimentos usando tecnologia para compilar os principais requisitos legais, identificando o status de conformidade do produtor. 

OlivePlus – Propõe o reaproveitamento de resíduos oriundos da olivicultura transformando-os em produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos.

Ivani Schütz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes