Prefeitura planeja ações de inovação inclusiva em periferias

25/04/2023 18:16

Estimular a inovação e o desenvolvimento econômico e social nas periferias da cidade está entre os principais objetivos da Prefeitura de Porto Alegre ao apoiar uma pesquisa sobre empreendedorismo realizada pelo Sebrae em bairros da Capital. Na tarde desta terça-feira. 25, o Sebrae detalhou para a gestão municipal os resultados obtidos por meio de entrevistas feitas em janeiro e fevereiro com mais de mil empreendedores de cinco regiões porto-alegrenses. O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, participou do evento, no Espaço de Negócios do Sebrae, no Centro Histórico.

A pesquisa foi aplicada em duas etapas: análise qualitativa, com grupos focais e uma comunidade on-line; e quantitativa, ouvindo empreendedores dos bairros Bom Jesus e Restinga e das comunidades do Morro da Cruz, Vila Cruzeiro e Vila Planetário.

Conforme Luiz Carlos Pinto, o apoio da prefeitura ao levantamento faz parte de um pacote de ações para fomentar a inovação inclusiva. “Já implementamos um programa de empreendedorismo feminino, que obteve resultados expressivos e que segue em andamento. Para desenvolver políticas públicas assertivas de inovação nas periferias, entendemos que, antes, era necessário ouvir as falas e as demandas dos empreendedores e das pessoas dessas comunidades”, explica o secretário. “Como o Sebrae já vinha desenvolvendo um projeto-piloto nesse sentido, nos integramos para que áreas de Porto Alegre fizessem parte da pesquisa”.

Entre os dados levantados, 84% dos entrevistados disseram estar otimistas com o negócio próprio e 80% afirmaram que querem seguir empreendendo. “Entendemos que temos de fomentar o microcrédito nessas áreas. Outra possibilidade é fornecer bolsas de capacitação para os empreendedores!, cogita Luiz Carlos Pinto. “Além disso, pensamos em levar estruturas de apoio da prefeitura para dentro das comunidades. A inovação não pode ser uma bolha, tem de ser um cobertor acessível para todos os segmentos”, acrescenta.

Uma comunidade de Pelotas também foi incluída na pesquisa, que ainda contou com os apoios da prefeitura do município do sul do RS e do Sicredi. Em breve, a prefeitura fará a divulgação dos dados obtidos no levantamento.

  

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes