Prefeitura é reconhecida em premiação nacional de inovação

07/12/2023 14:41

Porto Alegre foi reconhecida a cidade mais aberta à inovação no Rio Grande do Sul e a 8ª do país, juntamente com Curitiba, segundo o Ranking 100 Open Startups. O levantamento é publicado desde 2016 e é promovido pela 100 Open Startups, principal plataforma de open innovation da América Latina. A prefeitura recebeu o troféu em 6 de dezembro. A divulgação dos premiados ocorreu em outubro, em cerimônia no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Segundo o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, a ascensão em diversos rankings e premiações revela a evolução transformadora e coletiva da cidade. “A partir da adoção da lógica da abundância e do fazer conjunto - encapsulada no Pacto Alegre e associada à implantação de medidas para melhoria do ambiente de negócios e para o estímulo à inovação pela gestão municipal - Porto Alegre se consolida como uma capital da inovação e se torna destino dos que querem entender o futuro da inovação”, comemora o secretário.

O ecossistema de Porto Alegre atrai olhares e interesse de atores de todo o Brasil e do exterior. Na semana passada, os exemplos de Porto Alegre inspiravam as cidades de Rio Grande e de Santos. Delegações de Minas Gerais e Uruguai visitaram a cidade para conhecer e entender as ações que estão sendo desenvolvidas.

O Instituto Caldeira, de Porto Alegre, venceu a categoria Ecossistemas Regionais, em 1º lugar no Rio Grande do Sul, e ficou no top oito entre os ecossistemas brasileiros. A cerimônia aconteceu no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

 

Ocimar Pereira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes