Porto Alegre sedia Fórum Inova Cidades pela primeira vez

14/06/2023 17:44
Rodger Timm / PMPA
GI - Fórum Inova Cidades
Gestores compartilharam experiências em encontro no Tecnopuc

Secretários de Inovação de municípios brasileiros que integram o Fórum Inova Cidades e representantes do Ministério de Gestão e Inovação estiveram reunidos nesta quarta-feira, 14, no Tecnopuc, para debater temas ligados à promoção da inovação nas cidades. Esta foi a primeira vez que a reunião-geral da entidade aconteceu em Porto Alegre, uma iniciativa do Gabinete de Inovação da prefeitura.

O titular da Pasta, Luiz Carlos Pinto da Silva, falou sobre as estratégias e as políticas públicas que vêm sendo adotadas para tornar Porto Alegre uma cidade mais inovadora. “Criamos o Pacto Alegre, com a participação de empresas, universidades e governo; o Fórum de gestores de inovação da Região Metropolitana e lançamos programas de apoio a startups. O ambiente, hoje, é mais favorável para retorno e retenção de talentos”, afirmou.

O presidente do Fórum, Antônio Carvalho, destacou a importância de conectar os ecossistemas regionais com o nacional. “Queremos trocar experiências e buscar cooperação para impulsionar o desenvolvimento através de soluções inovadoras e sustentáveis”, explicou.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização de Niterói (RJ), Ellen Benedetti, acentuou a necessidade de uma parceria mais forte entre governo federal e municípios. "Quando trabalhamos e pensamos em rede, conseguimos alcançar políticas públicas ainda mais eficientes”, destacou.

Em painel virtual, Danilo Bertazzi, assessor do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, lembrou que o governo federal quer potencializar e ampliar as ações federativas para aproximação com os estados. Já Ciro Avelino, assessor na secretaria de Transformação Digital da União, afirmou que o desafio é desafio é fazer com que o Brasil, onde só 28% dos municípios têm planejamento de tecnologia da informação, consiga aumentar este percentual.

Ivani Schütz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes