Ecossistema de inovação da Capital serve de inspiração para o governo de Goiás

18/09/2023 16:42
Ocimar Pereira/GI-PMPA
GABINETE DE INOVAÇÃO
Porto Alegre é reconhecida como um polo de inovação

O secretário municipal de Inovação e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, recebeu nesta segunda-feira, 18, representantes do Governo de Goiás, que vieram à capital gaúcha conhecer a trajetória do movimento, sua articulação com as políticas públicas e o ecossistema local de inovação.

Luiz Carlos compartilhou as inspirações, etapas e experiências de articulação da quádrupla hélice, que ajudou a impulsionar a criação do Instituto Caldeira, a proposição da Marca de POA, vinda do South Summit e o retorno de Porto Alegre à rede de Cidades Educadoras, entre outras ações.

“Nossa cidade está cada vez mais identificada como um polo de inovação de alto impacto e fortemente articulado. É com esse cenário que estamos recebendo e compartilhando experiências com o Estado de Goiás, buscando acelerar a evolução do Pacto Goiás pela Inovação e estabelecendo mais uma parceria entre ecossistemas que estão apostando na fórmula do fazer conjunto e de forma ágil para gerar impactos mais intensos e transformadores”, ressaltou o secretário.

“Ficamos encantadas com o ecossistema gaúcho de inovação. Lançamos recentemente o Pacto Goiás pela Inovação, queremos aprender com quem já está mais avançado e conseguiu colocar em andamento projetos que ajudem a superar os principais desafios colocados para as cidades”, avaliou a secretária executiva do Pacto Goiás pela Inovação, Carla Lacerda.

“Porto Alegre está em um patamar muito articulado dentro dos ecossistemas de inovação. Isso enriquece a nossa visita. Estamos no processo de desenvolvimento do nosso ecossistema para que essa articulação gere frutos”, concluiu a superintendente de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Lidiane Monteiro de Abreu.

Pacto Alegre - Iniciado em 2019, com liderança da Aliança para Inovação UFRGS-PUCRS-Unisinos e da gestão municipal, o Pacto Alegre agrega mais de 110 instituições e centenas de voluntários que trabalham de forma articulada para alavancar ações inovadoras que impactem positivamente na qualidade de vida e na competitividade de Porto Alegre.

Na gestão municipal, a Mesa do Pacto aprovou mais oito projetos fundamentais e estruturantes para o futuro da cidade, como o Territórios Inovadores, Cidade das Startups,  POA Cidade Educadora e POA Digital.

 

 

Ocimar Pereira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes