Ações do município de estímulo à inovação inclusiva são apresentadas na ExpoFavela

01/09/2023 14:44
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Secretário de Inovação falou sobre Como o munícipio pode potencializar o empreendedorismo

A ExpoFavela/RS - maior feira de empreendedorismo da América Latina direcionada ao público das periferias – iniciou na manhã desta sexta-feira, 1º, no Centro de Eventos da PUCRS. A programação segue no sábado, 2, e conta com a participação do prefeito Sebastião Melo e secretários municipais.

O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, foi o primeiro representante da prefeitura a falar no auditório do evento, com o tema Como o munícipio pode potencializar o empreendedorismo?. Ele apresentou uma visão geral das ações de estímulo à inovação inclusiva desenvolvidas por diversos setores da administração municipal em colaboração com outros atores da cidade, como o Programa de Empreendedorismo Feminino, descentralização da Sala do Empreendedor e Feirão Digital.

A palestra abordou também ações em andamento e perspectivas futuras a partir dos resultados do Levantamento do Perfil do Empreendedor Periférico, realizado em parceria com o Sebrae/RS e o Data Favela. Foram entrevistados mais de mil empreendedores de cinco bairros: Bom Jesus, Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga e Mário Quintana.

“Oitenta por cento dos empreendedores querem continuar empreendedores e mais de 90% querem seguir nas comunidades. A missão que recebemos do prefeito Melo é encontrar as melhores ferramentas para apoiar esses empreendedores, levando a eles os serviços públicos e as oportunidades”, completa Silva Filho.

Os dados do estudo indicam a existência de demandas, como acesso ao crédito, inclusão digital, capacitação em gestão de negócios e precificação e o apoio para crescimento e organização dos negócios. Segundo o secretário, algumas ações em planejamento visam impactar positivamente nas necessidades dos empreendedores. Ele cita como exemplo os hubs comunitários de inovação, programa de apoio à capacitação em construção pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, microcrédito inovador e discussão com parceiros sobre como apoiar a formalização de empreendedores sem onerar seus negócios.

Estande da prefeitura - A prefeitura está presente com um estande na ExpoFavela/RS, na entrada do Centro de Eventos da PUCRS, e com um estúdio de podcast para compartilhar conteúdos sobre empreendedorismo nas comunidades e ações da gestão em Porto Alegre. No local, serão disponibilizadas informações sobre o programa Mais Crédito Juro Zero, Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e Mais Habitação: Compra Compartilhada. Além de um quiz do Feirão Digital, em que os participantes receberão gratuitamente acesso a 400 assinaturas da plataforma do Share de empreendedorismo digital. O funcionamento será das 9h às 19h.

Leia mais

ExpoFavela/RS irá reunir empreendedores de todo Estado em Porto Alegre

Aquece ExpoFavela leva empreendedorismo para 17 regiões de Porto Alegre

 

Ocimar Pereira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes