Previsão de pautas: terça-feira, 9 de setembro
USINA - O prefeito Sebastião Melo cumprirá em Brasília uma série de agendas em busca da cessão definitiva da Usina do Gasômetro para o Município de Porto Alegre. O imóvel, recentemente reformado pela prefeitura, está sob gestão municipal desde a década de 1980. Além dessa rodada de reuniões, o prefeito participará, nesta terça-feira, 9, de encontro com os demais membros da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), para acompanhar a sanção da PEC 66/2023 no Congresso Nacional. O texto, aprovado em segundo turno pelo Senado, retira os precatórios do limite de despesas primárias da União a partir de 2026 e limita o pagamento dessas dívidas por parte de estados e municípios.
PROCON NA COMUNIDADE - O Procon na Comunidade chega à Região Extremo-Sul nesta terça-feira, 9, para receber as demandas referentes a reclamações, denúncias, orientações e encaminhamentos dos consumidores, por meio da subprefeitura local. Os atendimentos acontecerão das 9h às 15h, na rua Desembargador Mello Guimarães,12 - em frente à subprefeitura. A ação, que ocorre em parceria com a Secretaria de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov), com a participação da CEEE Equatorial e o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), já passou pelas Regiões Glória, Partenon, Leste, Cruzeiro, Norte, Eixo Baltazar e Sul, totalizando mais de 260 atendimentos, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
US IPANEMA - A Unidade de Saúde Ipanema, localizada na avenida Tramandaí, 351, bairro Ipanema, estará fechada nesta terça-feira, 9, para capacitação da equipe. O atendimento será retomado a partir das 7h de quarta-feira, 10. A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas que precisarem de atendimento durante esse período a se dirigirem à Unidade de Saúde Guarujá (avenida Guarujá, 190, bairro Guarujá) ou à Clínica da Família Tristeza (avenida Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza).
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ocorre desta terça-feira, 9, até a quinta-feira, 11, em 14 comunidades. A ação inicia a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que o material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. Nesta terça-feira, serão atendidas as comunidades Retiro da Ponta Grossa (Ponta Grossa), Orfanatrófio 1 (Santa Teresa), Orfanatrófio 2 (Nonoai) e Tronco 1 (Santa Teresa).
LOTEAMENTO SANTA TEREZINHA - Até sexta-feira, 12, a Prefeitura de Porto Alegre mantém os atendimentos sociais no Loteamento Santa Terezinha, com oferta de novos serviços. Entre as novidades, estão a Central de Atendimento ao Cidadão - 156 e aula de dança gratuita no ginásio da praça central, ao lado do Centro Social Marista Irmão Bortolini, na quarta-feira, das 10h às 11h30. O posto avançado estruturado em um contêiner funcionará das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Confira a programação.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA 1 - Com expectativa de público acima de dois milhões de pessoas, a 43ª edição do Acampamento Farroupilha prossegue até 21 de setembro no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Os 236 piquetes instalados no espaço de 100 mil m² irão apresentar projetos culturais com o tema deste ano: Ondas curtas para uma história longa – o centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa. Estão programadas mais de 120 atrações musicais. Os shows acontecem diariamente, das 16h à meia-noite, com entrada gratuita. Veja aqui a programação completa. Além das apresentações culturais, o acampamento vai ter Feira de Artesanato, Feira da Agricultura Familiar e a Ciranda Escolar, com mais de 15 mil crianças.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2 - Fruto de uma parceria entre as secretarias municipais da Cultura (SMC), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE) e Educação (Smed), o projeto Turismo Farroupilha de Galpão prossegue suas atividades no Parque da Harmonia. Por meio de caminhadas guiadas, palestras, oficinas e ações voltadas a alunos de escolas públicas, a ação visa promover uma verdadeira imersão na cultura e no tradicionalismo gaúcho durante o mês de setembro, consagrando o Acampamento Farroupilha como um dos maiores atrativos turísticos de Porto Alegre. Entre as principais atividades estão variadas oficinais e ações culturais, que podem ser consultadas aqui. Também estão previstas iniciativas para o trade econômico-turístico – saiba mais.
PREVISÃO DO TEMPO - Nesta terça-feira, 9, ainda haverá chuva em Porto Alegre durante a madrugada e pela manhã, com acumulados de cerca de 20 milímetros. Ao longo da tarde, a nebulosidade começa a diminuir. Os ventos sopram de Oeste, com intensidade média de 20 quilômetros por hora e rajadas acima de 50 quilômetros por hora. As temperaturas variam entre 13°C e 20°C.
RECUPERAÇÃO FISCAL - Até 31 de outubro, estará aberto o prazo de adesão ao RecuperaPOA 2025, programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre que oferece descontos de até 90% em juros e multas para a regularização de dívidas com o município. A iniciativa permite parcelamento em até 60 vezes. A adesão deve ser feita diretamente no site mediante login na conta gov.br, a partir de 1º de setembro, ou pelo aceite da proposta enviada pela Receita Municipal por e-mail ou correio.
CIRCO - Em colaboração com o Gabinete da Primeira-Dama, o Mirage Circus oferece a meia-entrada solidária. A iniciativa visa arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a ações sociais desenvolvidas pelo município. Para ter acesso ao benefício, o público deve adquirir o ingresso com valor de meia-entrada e entregar um quilo de alimento não perecível no momento da compra ou retirada do bilhete. Os donativos serão encaminhados a famílias e comunidades atendidas pelas iniciativas sociais coordenadas pelo gabinete.
PROFESSORES - A Prefeitura de Porto Alegre abriu edital para a contratação de professores e a formação de cadastro reserva para eventuais chamamentos extras. O documento foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As vagas são para professores dos Anos iniciais, da Educação infantil, de Geografia e de História. A atuação dos profissionais será na Secretaria Municipal de Educação (Smed). As inscrições poderão ser realizadas, exclusivamente, por este link até as 17h de 10 de setembro. A data provável para aplicação das provas objetivas é 12 de outubro.
POA EM CENA - O Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas chega à sua 32ª edição com uma programação plural, que reafirma seus vínculos com a cena artística local, nacional e internacional. Realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, é apresentado pela Petrobras e acontece entre 12 e 21 de setembro, ocupando mais de dez espaços culturais. A programação completa está disponível no site oficial do evento e os ingressos, com valores a partir de R$ 20, já estão à venda pela plataforma TRI.RS.
SARAMPO - Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos intensificam a vacinação contra o sarampo até 23 de setembro. A estratégia consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (veja aqui).
HPV - Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não têm registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) poderão continuar se vacinando em qualquer unidade de saúde da Capital. A ampliação da faixa etária, inicialmente prevista até 31 de julho, foi prorrogada até dezembro deste ano. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Saiba mais.
BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue, em especial dos tipos O positivo e negativo, A negativo e AB negativo. Para doar, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3289-7658 (WhatsApp). O banco de sangue funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, no segundo andar do HPS. O acesso é pela avenida Venâncio Aires, 1116, bairro Bom Fim. O local tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.
Gilmar Martins