Previsão de pautas: terça-feira, 6 de junho

06/06/2023 08:32

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta terça-feira, 6, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 33 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ROLÊ DA VACINA - O Rolê da Vacina - programa lançado pela Prefeitura de Porto Alegre durante a pandemia - foi retomado pela prefeitura para ajudar na imunização das crianças e adolescentes contra gripe e Covid-19. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Nesta terça-feira, 6, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mariano Beck (bairro Jardim Carvalho) pela manhã e Emef João Satte (bairro Rubem Berta) à tarde. Além dos estudantes, pais ou responsáveis também podem se vacinar.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Floresta nesta terça-feira, 6. O ônibus estaciona em frente ao Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha), das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta terça-feira, 6, um serviço programado na Zona Norte. Será realizada uma substituição de registro de rede de água no bairro Higienópolis, a partir das 8h, na rua Luzitana 1128, esquina rua Marquês do Pombal. Para executar o serviço, será necessário interromper o abastecimento para os bairros Auxiliadora, Boa Vista, Higienópolis, Passo da Areia e São João. A previsão para normalizar o abastecimento é a noite de terça, podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas desabastecidas.

DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realiza nesta terça-feira, 6, a partir das 8h30, ação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida em parte de seis ruas do bairro Vila João Pessoa (Veiga, Saturno, Tuca, N e P Campo da Tuca e Dr. Ernesto di Primio Beck). A saída será da Dr. Ernesto di Primio Beck, 1131. A intenção é diminuir a população adulta do mosquito Aedes aegypti no perímetro da ação, diminuindo o risco de transmissão viral na região. Este é o 23º bloqueio químico realizado na Zona Leste em 2023 e o 31º feito na cidade. Em campo, estarão técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada contratada pela prefeitura para execução do serviço. A equipe estará identificada com coletes e crachás.

TESTE DO PEZINHO - No Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado nesta terça-feira, 6, a ideia é chamar a atenção dos pais para a importância do exame, que está disponível gratuitamente nas unidades de saúde. A coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê permite o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que podem trazer sequelas para toda a vida. Para eficácia do resultado, o exame deve ser feito de três a cinco dias do nascimento. No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas funciona o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul (SRTN). Para reforçar a importância do diagnóstico no prazo correto, é realizada a campanha Junho Lilás. Nesta terça-feira, 6, às 13h30, serão realizadas palestras sobre o papel do SRTN no diagnóstico precoce e no atendimento de doenças raras e o papel da genética e do geneticista na triagem neonatal. O evento será no auditório do hospital, no 8º andar.

PORÃO DO PAÇO - Nesta terça-feira, 6, o Porão do Paço, localizado no Museu de Arte de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10), recebe a exposição Fronteiras, de Jorge Leite. A visitação segue até 7 de julho, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O acesso é gratuito. A mostra tem pinturas, esculturas, assemblages e instalações criadas a partir de 2017, tendo como conceito a crise civilizatória, com temas como o aquecimento global, poluição, processos de migração, consumo, manufatura, tecnologia, ecopolítica e a cultura contemporânea. 

ARQUIVO HISTÓRICO - O Arquivo Histórico Moysés Vellinho (avenida Bento Gonçalves, 1129 - Partenon) promove nesta terça-feira, 6, às 14h, uma visita orientada nas suas dependências, como parte da programação da 7° Semana Nacional dos Arquivos. A visita será orientada pela arquivista Vera Lúcia Santos dos Santos e pela estudante de História Adrielle Chiesa Gaio. O objetivo é mostrar para a população os três patrimônios existentes no Arquivo Histórico, que são o patrimônio arquitetônico, natural e documental. 

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2023 no Parque Harmonia devem realizar suas inscrições até o dia 13 de junho. É necessário apresentar o alvará 2022, a ata da eleição da patronagem atual e uma cópia impressa do projeto cultural com o tema revolução de 1923, no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Veríssimo, 307, bairro Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Neste ano, a programação será entre os dias 1º a 20 de setembro - a construção dos piquetes inicia-se no mês anterior, em agosto. O Acampamento Farroupilha 2023 será realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks.  

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue para reabilitação de pacientes, que podem ser feitas novamente nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. 

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

ARBITRAGEM - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), abriu 50 vagas para o curso de arbitragem comunitária de futebol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até o dia 6 de junho, presencialmente, na Unidade de Futebol da SMELJ (av. Erico Veríssimo, 843). O curso, com duração de 40h, terá início no dia 6 de junho e é totalmente gratuito. Mais informações: (51) 3289-4884.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes