Previsão de pautas: terça-feira, 28 de junho

28/06/2022 08:29

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos, em diferentes locais. Nesta terça-feira, 28, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas a partir de 50 anos vacinadas com a terceira dose até 28 de fevereiro (4 meses). Confira aqui o cronograma de abertura de público para os próximos dias. Veja como será o esquema de vacinação nesta terça. 

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe passa a vacinar adultos. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta terça-feira, 28, o ônibus estaciona na Escola Otávio Rocha (rua Guilherme Alves, 1900, bairro Partenon). A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos a partir de 12 anos.

GUARDA MUNICIPAL - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Administração e Patrimônio, abre concurso público de Guarda Civil Municipal. A banca organizadora é a Fundação La Salle. São 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva. Destas, seis foram reservadas para pessoas afrodescendentes e três para pessoas com deficiência. As inscrições ocorrem a partir desta terça-feira, 28, até as 17h do dia 27 de julho, exclusivamente neste link. Os candidatos devem ter idade máxima de 25 anos até a data da inscrição, mesmo patamar adotado para ingresso na Brigada Militar. Os requisitos mínimos exigidos são ensino médio completo e Carteira de Habilitação categoria B.

DIA DO ORGULHO - O evento programado para o Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi transferido para quinta-feira, 30, das 10h às 16h, no Largo Glênio Peres. Estava marcado esta terça-feira, 28, mas foi reagendado devido ao decreto de luto oficial por três dias no município e em respeito à cerimônia fúnebre do vereador Mauro Zacher.

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou uma série de serviços para esta terça-feira, 28.
Em obra na região da avenida Tronco, haverá interligação de redes de água na rua Neves, esquina da avenida Cruzeiro, e desativação da rede antiga na mesma esquina. Será interrompido o abastecimento para o bairro Santa Tereza, a partir das 9h. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

ÁGUA 2 - Na bacia de contenção pluvial, na avenida Gomes Carneiro esquina da rua Silva Paes, haverá intervenções no registro de recalque da adutora de 600 milímetros de diâmetro. O abastecimento será suspenso, a partir das 6h, para os bairros Aparício Borges (parte), Azenha (p), Belém Velho, Campo Novo (p), Cascata (p), Cavalhada (p), Cristal (p), Glória, Ipanema (p), Medianeira, Partenon (p), Nonoai, Santa Tereza, Santo Antônio, Teresópolis e Vila Nova. A previsão é restabelecer o abastecimento na manhã de quarta-feira, 29, podendo demorar mais nas partes altas da região. Recomenda-se reservar água para os usos básicos.

ÁGUA 3 - Substituição do terceiro trecho de 100 metros da adutora de 315 milímetros de diâmetro no recalque da Estação de Bombeamento 1º de Maio, entre os números 5870 e 6024 da avenida Oscar Pereira, vai desabastecer Belém Velho e Cascata, na Zona Sul, a partir das 8h30. Previsão é normalizar na madrugada de quarta-feira, 29, ou mais tarde nas partes altas da região.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Grêmio x Londrina, que acontece nesta terça-feira, 28, às 19h, na Arena do Grêmio, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 17h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus e uma linha de lotação começam a circular a partir das 16h. Quem optar pelo carro para ir ao estádio precisa ficar atento às orientações. Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 poderá ser direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá, deslocamento de cerca de 4,5 quilômetros. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria.

TRÂNSITO - Em razão do avanço das obras de prolongamento da rua Anita Garibaldi, a partir da rua Carlos Legory, que permitirá a conexão com a avenida Túlio de Rose, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai monitorar a circulação decorrente da alteração no trânsito da avenida João Wallig. Os condutores que trafegam pela João Wallig, na altura do Bourbon Shopping Country, terão um desvio em que serão direcionados para a avenida Túlio de Rose, para em seguida retornar ao fluxo na avenida João Wallig.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Vida Nova (Restinga) e Margarida (Vila Jardim) nesta terça-feira, 28. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes