Previsão de pautas: terça-feira, 1º de julho

30/06/2025 14:49

ALERTA CLIMÁTICO - A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo devido à chegada de uma forte massa de ar polar à região. O aviso tem vigência até as 15h da sexta-feira, 4, e considera riscos meteorológicos e hidrológicos associados às condições extremas de tempo e nível dos rios. Até a manhã de quarta-feira, 2, a temperatura mínima na Capital deverá ficar abaixo dos 5 graus, o que caracteriza uma onda de frio significativa. Além disso, o nível do Guaíba continuará em oscilação e com tendência de elevação, mantendo a condição de inundação em áreas vulneráveis, especialmente nas regiões das Ilhas, Centro-Sul, Extremo Sul e ribeirinhas da cidade.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidades dos bairros Floresta, Humaitá, Anchieta e Partenon durante a semana. Nesta terça-feira, 1º, o ônibus estaciona no Loteamento Santa Terezinha, das 10h às 16h. Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos. Saiba mais

CRIANÇA E ADOLESCENTE - Nesta terça-feira, 1º, um seminário reunirá autoridades e gestores para discutir os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento, que começa às 8h, na sede da OAB (Manoelito de Ornelas, 55), é aberto e gratuito. Os secretários da Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini; da Assistência Social, Matheus Xavier; e da Saúde, Fernando Ritter; além do secretário-adjunto de Educação, Maurício Cunha, participam das atividades, assim como o presidente da OAB, Leonardo Lamachia.

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) informa que foi prorrogado até o dia 15 de julho de 2025 o prazo para atualização do cadastro habitacional voltado ao programa Minha Casa Minha Vida. A atualização deve ser realizada exclusivamente por este site. Para quem já está cadastrado, a não realização da atualização implicará a validação automática dos dados informados anteriormente.  

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Com investimento de R$ 12,5 milhões, a Prefeitura de Porto Alegre intensificou as medidas da Operação Inverno 2025 para garantir acolhimento e segurança à população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Os dois abrigos emergenciais da Operação Inverno - localizados no Ginásio do Demhab (rua Conde D’Eu, 66) e na rua Comendador Azevedo, 264 - funcionam em horário ampliado, das 19h às 9h. Ambos os abrigos emergenciais contam com o Transporte Solidário, serviço que realiza o deslocamento dos acolhidos até os três Centros POP da Capital durante o dia e, no fim da tarde, faz o trajeto inverso, levando-os de volta aos abrigos. O ônibus também circula nos albergues da rede. Com os abrigos emergenciais e os albergues permanentes da rede, Porto Alegre disponibiliza 520 vagas para acolhimento noturno.

COVID-19 - A vacinação contra Covid-19 para todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários está disponível em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova remessa de vacinas, e a oferta acontece de forma diversificada, de acordo com a idade e condição de saúde do público-alvo. Acompanhe no link a atualização dos locais com vacinas disponíveis, de acordo com o estoque. Saiba mais

SARAMPO - Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos vão intensificar a vacinação contra o sarampo até 23 de setembro. A estratégia consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (veja aqui).

HPV - Até 31 de julho, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos sem registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) podem ser vacinados em qualquer unidade de saúde da Capital. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Além da estratégia de oferta de vacina para quem deixou de se vacinar, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre oferece a imunização aos públicos que têm recomendação de receber a imunização. Saiba mais

GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.

FEIRA DA ENCOL - Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para organizadores de feira na Praça Simão Carlos Arnt (Praça da Encol). Emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Smdete), a seleção pública oferece datas que vão até o mês de outubro. Interessados devem comparecer à sede da secretaria, localizada no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 - Navegantes) das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Para a inscrição, é necessária a cópia do RG e comprovante de residência. 

MODERNISMO - A exposição 1º Salão de Outono  o centenário de um marco para as artes visuais no Rio Grande do Sul, segue até 11 de julho, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). Com curadoria de Lizângela Guerra e Paula Ramos, a mostra reúne cerca de 30 obras originais que integraram a edição histórica de 1925, além de documentos, fotografias, publicações de jornais e uma série de fontes que resgatam o contexto e os impactos do evento. A visitação é gratuita e segue até 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além de obras de artistas consagrados e emergentes do período, o público poderá conhecer registros históricos sobre o evento que mobilizou a imprensa local e impulsionou as primeiras tendências modernistas no Estado.

SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE - A Exposição da Superação e da Solidariedade segue aberta ao público até o dia 11 de julho, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), de segundas a sextas-feiras, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. A mostra fotográfica relembra a enchente histórica de 2024 e celebra a mobilização coletiva que ajudou a salvar vidas. A exposição reúne registros dos impactos da tragédia climática que atingiu cerca de 30% do território da Capital em maio de 2024; imagens históricas da enchente de 1941 - até então a maior da cidade; e fotografias da missão oficial da prefeitura aos Países Baixos, em fevereiro deste ano, com o objetivo de buscar soluções em gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas.

 

Gilmar Martins