Previsão de pautas: sexta-feira, 9 de maio
ALERTA METEOROLÓGICO - A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, nesta quarta-feira, 7, um alerta preventivo sobre a possibilidade de tempestade ao longo desta sexta-feira, 9. A previsão é de instabilidade causada pelo avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, que deve interagir com áreas de calor e umidade vindas do noroeste, formando uma linha de instabilidade com potencial para temporais na Capital. Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e a Catavento Meteorologia, a previsão indica chuvas intensas entre 6h e 23h de sexta-feira, com acumulados que podem ultrapassar 80 milímetros - especialmente entre o final da tarde e a noite. Há ainda risco de rajadas de vento acima de 80 km/h, queda de granizo e descargas elétricas.
DENGUE - A prefeitura, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realizará atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira, 9, no bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. Ás 6h, haverá aplicação de inseticida com veículo; às 9h, borrifação residual intradomiciliar (aplicação de inseticida em paredes internas de imóvel). A atividade com veículo será cancelada em caso de chuva. A área engloba as avenidas Assis Brasil, Sertório, Praça Major Augusto Koch e rua Baden Powell. O veículo não circulará nas avenidas Sertório e Assis Brasil. O ponto de partida será a esquina das ruas Nehita Martins Ramos e Baden Powell.
NAVIO DA MARINHA - O Navio Patrulha Babitonga, da Marinha do Brasil, estará novamente em Porto Alegre entre os dias 7 e 11 de maio, atracado no Parque Pontal. A atividade integra a programação da Semana da Superação e da Solidariedade. Nos dias 8 e 9 de maio, a visitação será exclusiva para estudantes de escolas públicas. Já nos dias 10 e 11, das 9h às 18h, o público em geral poderá visitar o navio gratuitamente. Haverá ainda apresentação da banda da Marinha às 17h30, nos dois dias de visitação aberta.
GRIPE - A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta sexta-feira, 9, em Porto Alegre. As doses estão disponíveis para os grupos prioritários: pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas - até 45 dias pós-parto -, quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde e educação, pessoas com comorbidades ou deficiência e em situação de rua, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e Correios. Todas as unidades de saúde têm a vacina à disposição. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário, o que representa 736.942 pessoas. Desse total, o grupo de idosos com 60 anos ou mais corresponde a 308.381 pessoas.
COVID-19 - A prefeitura mantém a vacinação contra Covid-19 apenas para crianças menores de cinco anos em 15 unidades de saúde com horário estendido (veja a lista aqui). A vacinação para os públicos de cinco anos ou mais está suspensa na cidade por falta de vacinas. A retomada da vacinação depende do recebimento de doses, ainda sem previsão do Ministério da Saúde.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende a comunidade Ceres (Partenon) nesta sexta-feira, 9. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.
DA SALA AO SOM - Estudantes do ensino médio das redes pública e privada de Porto Alegre têm uma oportunidade única e gratuita de viver a experiência de ensaiar e gravar em estúdio profissional. Estão abertas as inscrições para o projeto Da Sala ao Som – Em Homenagem ao Deniz Pereira, promovido pela Umespa (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. O projeto visa fomentar talentos musicais juvenis e proporcionar vivências artísticas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 9 de maio, por meio de formulário online. Podem participar bandas formadas por até oito alunos regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de Porto Alegre.
ECONOMIA SOLIDÁRIA - O Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, recebe, de 5 a 10 de maio, a 14ª edição da Feira de Economia Solidária do Dia das Mães. Promovido pelo Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Porto Alegre (FMESPA) em parceria com a Unisol RS, o evento reúne 36 empreendimentos e cerca de 170 expositores, em sua maioria mulheres. A feira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e no sábado, das 8h30 às 18h. A iniciativa conta com apoio financeiro do Orçamento Participativo, na temática de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tributação e Turismo, com gestão da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e execução da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE)
CONSERVAÇÃO DE VIAS - Os serviços de conservação de vias da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) ocorrem em todas as regiões da Capital até sexta-feira, 9 de maio. Veja aqui as ruas que irão passar por manutenção ou conservação nesta semana. A prefeitura alerta que podem ser necessárias alterações no trânsito e desvios. O cronograma de serviços pode atrasar ou sofrer alterações em caso de chuva ou devido às demandas urgentes.
ADOTE UM ESCRITOR - As inscrições para o programa Adote um Escritor 2025 foram prorrogadas até o dia 16 de maio. Autores e ilustradores interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição eletrônico. Os candidatos devem realizar as etapas descritas no edital e enviar até a data limite as três obras solicitadas para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed).
MAIO AMARELO - Com o tema Desacelere, seu bem maior é a vida, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promovem uma série de ações reflexivas sobre como o ritmo acelerado do cotidiano impacta a segurança no trânsito. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo 2025. O objetivo é mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro, pacífico e cooperativo, buscando a redução de acidentes e fatalidades. Veja aqui a programação.
CASA LAR - A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abriu a primeira fase de edital de chamamento público para parceria na execução de Acolhimento Institucional na modalidade de Casa Lar para crianças e adolescentes de zero a 18 anos. A Organização da Sociedade Civil habilitada deve firmar o Termo de Colaboração pelo período de cinco anos. As OSCs interessadas têm que entregar o envelope contendo o plano de trabalho e documentos de comprovação das condições de participação e habilitação até 3 de junho, às 16h. Para mais informações acesse o edital na íntegra.
PRÊMIO EPTC - Estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, uma iniciativa que valoriza ações voltadas à construção de um trânsito mais seguro, humano e consciente. O objetivo do prêmio é incentivar a participação da sociedade na promoção da mobilidade responsável. O edital com as regras do concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, às 16h. A premiação contempla troféus, tablets, medalhas, passeios educativos e reconhecimentos simbólicos, valorizando iniciativas criativas e transformadoras.
EXPOSIÇÃO - A exposição As Águas Selvagens está em cartaz até 20 de junho no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). Reunindo 43 artistas sob a curadoria de Ana Zavadil, é uma amostra sobre como as artes visuais absorveram e reelaboraram, em diferentes técnicas e linguagens, a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul há um ano. Além de se expressar artisticamente, cada participante escreveu um texto que pode ser lido pelo visitante ao acessar um QR Code que acompanha a sua obra. Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Gilmar Martins