Previsão de pautas: sexta-feira, 25 de abril
DENGUE - Como parte das ações emergenciais para enfrentar a epidemia de dengue, mais de 80 militares começaram a ser capacitados para atuar ao lado das equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira, 25, será a vez da capacitação específica para a aplicação de inseticida, fortalecendo as estratégias de bloqueio nas áreas com maior número de casos. Além do apoio humano, o município solicitou ao Exército a disponibilização de barracas com piso elevado para instalação em unidades de saúde estratégicas: Santa Fé, Camaquã, Modelo, Primeiro de Maio e Timbaúva. Esses pontos funcionarão como estações de hidratação, ampliando os atendimentos para pacientes com sintomas da doença. A instalação das estruturas também começa nesta sexta.
GRIPE - A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta sexta-feira, 25, em Porto Alegre. Além das pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas - até 45 dias pós-parto -, quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde e educação, pessoas com comorbidades ou deficiência e em situação de rua, as doses estarão disponíveis para outros grupos prioritários, conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS): forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e Correios. Todas as unidades de saúde terão a vacina à disposição. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário, o que representa 736.942 pessoas. Desse total, o grupo de idosos com 60 anos ou mais corresponde a 308.381 pessoas.
COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde reforça os pontos de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre, reorganizados em razão de quantitativo reduzido repassado ao município pela Secretaria Estadual de Saúde. A aplicação das vacinas é concentrada em unidades de saúde de referência, conforme a faixa etária e o tipo de imunizante. O objetivo é otimizar o uso das doses recebidas e facilitar o acesso da população. A vacina Pfizer Baby, destinada a crianças menores de 5 anos, é aplicada exclusivamente em 15 unidades com sala de vacinação em horário estendido. A medida busca qualificar o atendimento e evitar desperdícios. Para o público a partir de 5 anos, as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em quatro unidades de saúde, estrategicamente localizadas conforme as coordenadorias regionais: Clínicas da Família Álvaro Difini, Santa Marta, São Carlos e IAPI.
CORREDOR HUMANITÁRIO - A prefeitura publicou edital de concorrência eletrônica para a contratação de empresa para realizar as obras de requalificação do corredor humanitário. O prazo para a execução do contrato é de sete meses, a contar da data da ordem de início. O trecho tem 400 metros de extensão, ligando a avenida Castelo Branco à Elevada da Conceição, próximo à Rodoviária. A empresa selecionada fará serviços de pavimentação, readequação de meio-fio e calçadas, proteção e contenção dos taludes, além de drenagem da via. O valor está estimado em R$ 1,4 milhão. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). A sessão pública será dia 25 de abril, às 10h, no site www.portaldecompraspublicas.com.br.
HOSPITAL RESTINGA - A emergência do Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), em Porto Alegre, suspenderá o atendimento temporariamente entre os dias 22 de abril e 6 de maio. A medida é necessária para a limpeza dos dutos do sistema de climatização, conforme norma da Vigilância Sanitária, que determina manutenções periódicas nos serviços de saúde. Durante esse período, não haverá atendimento por demanda espontânea na emergência do hospital. Somente casos graves, encaminhados por ambulâncias reguladas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serão atendidos.
CONFERÊNCIA DAS CIDADES - A 7ª Conferência Municipal de Porto Alegre ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril está com as inscrições abertas ao público. O evento, que será realizado na PUCRS (avenida Ipiranga, 6681), é preparatório para as etapas estadual e nacional. A conferência é direcionada a gestores públicos municipais, movimentos sociais, setor acadêmico, entidades profissionais, sindicatos, organizações não governamentais e empresariado com atuação no desenvolvimento urbano. Os interessados devem acessar o site Sympla e selecionar a plenária de abertura e uma temática na área de seu de interesse para receber os ingressos de forma gratuita.
ADOTE UM ESCRITOR - Até o dia 5 de maio, estão abertas as inscrições para o programa Adote um Escritor 2025. O objetivo é despertar o interesse pela leitura e pela escrita, promover a criação de novos repertórios, bem como incentivar o trabalho interdisciplinar de obras literárias a partir da escolha dos autores e ilustradores pelas 100 escolas municipais de Porto Alegre. Os autores e ilustradores interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição eletrônico. O link dará acesso a documento orientador com as diretrizes do programa para 2025 e a relação de documentos necessários. Mais informações podem ser obtidas pelo email adote.escritor@educar.poa.br
LAUDOS - Famílias que tiveram suas casas atingidas durante a enchente de maio de 2024 têm até o dia 30 de abril para solicitarem laudo técnico de análise estrutural de suas moradias. A solicitação deve ser realizada no setor de Protocolo, no térreo da sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado na avenida Princesa Isabel, 1115. O atendimento é por ordem de chegada das 9h às 17h.
MUDAS JOVENS - Está aberto o pregão eletrônico para contratação de empresa especializada na manutenção de mudas jovens no período pós-plantio. A licitação, do tipo menor preço, está disponível para envio de propostas até o dia 28 deste mês e pode ser acessada aqui. A empresa contratada será responsável pela execução contínua de serviços como irrigação, adubação, poda de condução, entre outros, sob fiscalização de técnicos da Prefeitura de Porto Alegre. O contrato terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até cinco anos.
PEDAL DA PAZ - Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Pedal da Paz, que ocorre no dia 26 de abril na Praça Júlio Mesquita, com concentração às 9h e largada às 10h30. O tradicional passeio ciclístico é alusivo ao Dia Internacional do Ciclista (15 de abril) e ao Dia Nacional da Paz no Trânsito (21 de abril). Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link e levar um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre.
Andrea Brasil