Previsão de pautas: sábado, 28, e domingo, 29 de janeiro

28/01/2023 07:42

ORLA LIMPA - A temporada de praia chegou e com ela a segunda edição do projeto Linda Orla Limpa, que acontece nos sábados de verão nas diversas praias da Capital. No sábado, 28, das 10h às 17h, a atividade de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ocorre no calçadão da praia de Ipanema (avenida Guaíba, proximidades da rua Leme), bairro Ipanema. A ação tem o objetivo de facilitar a sensibilização ambiental da população sobre sustentabilidade e descarte correto.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e São Luiz, que acontece neste sábado, 28, às 16h30, no Estádio Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para às 14h30. Saiba mais

TRÂNSITO - Em razão de evento de carnaval na região da orla, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, a partir das 7h deste domingo, 29, a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto será bloqueada para o trânsito de veículos, sentido bairro-Centro, no trecho entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva. Para otimizar a circulação e garantir a segurança viária, os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação e orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. 

BALNEABILIDADE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulga o relatório de balneabilidade das praias do Extremo-Sul. As coletas apontam todos os locais próprios para banho. Os pontos estão divididos entre os bairros Belém Novo e Lami. Esta é a sexta vez consecutiva que o relatório indica todos os locais como próprios. Neste mapa, é possível verificar os pontos analisados e a situação de cada um deles.

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias já disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

OPERAÇÃO VERÃO - A prefeitura realiza a Operação Verão nas praias do Lami e Belém Novo até 5 de março. Além dos cuidados diários, como capina, roçada e coleta de resíduos, a administração municipal realizou outras intervenções para qualificar os espaços de lazer dos banhistas. A expectativa é que, a exemplo dos outros anos, milhares de pessoas frequentem o Extremo-Sul da cidade nos fins de semana e feriados. Para facilitar o acesso da população às praias, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ativou quatro linhas de transporte coletivo na região: 398.7 - Pinheiro / Lami / Verão, 212 - Restinga/ Lami, 269.3 - Praia Operação Veraneio e 269.4 - Operação Lami.

PISCINAS PÚBLICAS - As cinco piscinas públicas que fazem parte do Projeto Verão da prefeitura - Cecores, Cecoflor, Ceprima, Cevi e Cecopam - já estão abertas gratuitamente à população, das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo. Para acessá-las é preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.

CRECHES - Pais ou responsáveis podem solicitar vagas em creches municipais acessando o site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e preenchendo o Formulário de manifestação de necessidade de vaga 2023. Quem não tem internet, pode fazer esta inscrição on-line na escola municipal mais próxima de sua casa. Este serviço é destinado apenas para quem ainda não havia inscrito a criança em uma lista de espera. O preenchimento da solicitação não é garantia de ingresso ao sistema municipal de educação, pois isso depende da disponibilidade de vagas das escolas da região onde a família reside. 

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes