Previsão de pautas: sábado, 20, e domingo, 21 de setembro
OPERAÇÃO INVERNO - Cinco unidades oferecem consultas médicas e de enfermagem, vacinação e acesso a medicamentos em Porto Alegre neste sábado, 20, domingo, 21, das 10h às 19h (veja a lista aqui). Durante o mês de setembro, as unidades de saúde estarão abertas aos finais de semana pela programação da Operação Inverno da Secretaria Municipal de Saúde. O Consultório na Rua Centro garantirá atendimento à população em situação de rua, das 10h às 14h. A Operação Inverno tem como objetivo reduzir a pressão sobre as emergências hospitalares e fortalecer ações de prevenção, como a vacinação contra a gripe.
DESFILE FARROUPILHA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa as alterações que serão realizadas no trânsito e transporte da Capital em razão do feriado e do Desfile Farroupilha neste sábado, 20 de setembro. As mudanças começam a partir das 4h. Veja aqui.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Este sábado, 20, e domingo, 21, são marcados pelo encerramento das comemorações dos festejos farroupilhas. No sábado, feriado da Revolução Farroupilha, a partir das 8h, terá inÃcio o desfile tradicionalista na Edvaldo Pereira Paiva, aberto ao público. Às 15h, acontece a cerimônia de de encerramento do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, com a extinção da Chama Crioula, no palco Jayme Caetano Braun. No domingo, é o último dia para aproveitar evento, que conta com mais de 236 piquetes, espalhados por uma área de 100 mil metros quadrados. Um dos atrativos desta edição é o Turismo Farroupilha de Galpão, que oferece uma imersão na cultura e no tradicionalismo por meio de atividades práticas e lúdicas.Â
GRE-NAL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Grêmio, que ocorre neste domingo, 21, às 17h30, no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está prevista para as 14h30. Agentes da EPTC estarão desde as primeiras horas da manhã no entorno do estádio para orientar o trânsito e garantir a segurança viária. A área de lazer da avenida Edvaldo Pereira Paiva será aberta, a partir da avenida Ipiranga, às 14h30 para os torcedores deslocarem com mais fluidez e segurança, sendo uma opção às avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique.
ALERTA METEOROLÓGICO - A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta para a ocorrência de chuva intensa entre a tarde deste sábado, 20, e o meio-dia de segunda-feira, 22. A formação de uma área de baixa pressão seguida por uma frente fria manterá o tempo instável em todas as regiões da Capital, com acumulados que podem superar os 90 mm. De acordo com o monitoramento do Cemadec, os maiores volumes devem ocorrer no domingo, 21, quando são esperados até 60 mm de chuva distribuÃdos ao longo do dia, acompanhados por raios, rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de granizo.
DIA DA LIMPEZA - A equipe de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) integra neste sábado, 20, o Mutirão do Dia Mundial da Limpeza, promovido pelo Instituto Limpa Brasil. O evento ocorre das 8h30 à s 12h, no Parque Germânia, bairro Jardim Europa, e une forças de voluntários e de diversas organizações para combater o descarte inadequado de resÃduos. O DMLU estará presente com ações informativas sobre a importância da preservação ambiental, a fim de sensibilizar a população a respeito da separação e destinação correta de materiais. O recolhimento dos recicláveis gerados na atividade serão destinados à Unidade de Triagem (UT) Chocolatão.
PASSEIO MUSICAL - O 32º Porto Alegre em Cena e o projeto Viva o Centro a Pé, ambos da Secretaria Municipal de Cultura, promovem neste sábado, 20, a ação Meio Século Caminhando e Cantando, desenhada e guiada pelo músico e pesquisador de música de Porto Alegre Arthur de Faria. Nesse percurso, Arthur irá levar o público pelas ruas, praças e prédios de Porto Alegre, apontando as histórias da nossa música, passando por LupicÃnio Rodrigues, o pianista Paulo Coelho, a fabulosa Exposição de 1935, os concertos Vivendo a Vida de Lee, os Bailes da Reitoria, a antiga Rádio Farroupilha, Elis Regina... muita história para lembrar ou conhecer. O passeio sairá à s 9h30 do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer LupicÃnio Rodrigues - avenida Erico Verissimo, 307 - Menino Deus. A participação é gratuita.
BELÉM NOVO - Acontece nos dias 19 e 20 a Semana Farroupilha do Belém Novo, na Zona Sul de Porto Alegre. O evento integra o fechamento dos festejos tradicionalistas gaúchos de setembro na Capital. Neste sábado, 20, haverá desfile de cavaleiros à s 10h, na Praça de Belém Novo, churrasco à s 12h no CTG Piquete da Amizade, e baile à s 14h com Eduardo Carrão.Â
SERVIÇOS ESSENCIAIS - Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuam em regime de plantão neste sábado, 20, feriado da Revolução Farroupilha. Confira aqui.
TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, em razão de eventos culturais, esportivos e religiosos programados para este final de semana, dias 20 e 21, haverá alterações na circulação em diferentes pontos da cidade. Veja aqui.
ESPORTES - A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) divulga a agenda de atividades esportivas previstas para este sábado, 20, e domingo, 21, em Porto Alegre. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a programação pode sofrer alterações. Veja aqui.
LOTAÇÃO - Duas linhas do transporte seletivo por lotação terão mudança no ponto de parada no Terminal Centro a partir deste sábado, 20. As linhas 30.2 - Partenon – Pinheiro e 20.2 - Otto Teresópolis – Campo Novo passam a atender na avenida Borges de Medeiros, 521, em frente ao EdifÃcio Negrinho do Pastoreio, entre as ruas Gen. Andrade Neves (antigo ponto) e Riachuelo. A alteração tem como objetivo dar mais agilidade e visibilidade ao serviço, além de proporcionar melhor atendimento aos clientes do transporte seletivo. Os agentes de trânsito e transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão orientar os usuários e monitorar a operação no local.
LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove mutirão de limpeza neste domingo, 21, na Estrada Francisca de Oliveira Vieira, bairro Belém Novo, e também na Vila Tripa, bairro Ponta Grossa, Extremo-Sul da Capital. As áreas são alvo de descarte irregular de resÃduos. Cerca de 12 garis, com o auxÃlio de seis caminhões e uma retroescavadeira, realizarão o serviço.Â
POA EM CENA - Uma ação formativa e reflexiva ocorre neste domingo, 21, das 18h30 à s 21h, no espaço de eventos do Carmens Club, na rua Olavo Bilac, 336, e tem como objetivo provocar troca, diálogo, fruição de ideias e conhecimentos entre artistas, filósofos, jornalistas e demais interessados. O evento marca o encerramento da 32ª edição do festival Porto Alegre em Cena. Dedy Ricardo, Nanni Rios, Nina Fola, Paola Zordan, Peter Pál Pelbart, Sabrina Ginga e Verônica Valenttino recebem o público a partir das 18h30 para acompanhar e compartilhar reflexões sobre o futuro das artes cênicas no Brasil. Serão oferecidas 100 vagas e os ingressos devem ser adquiridos aqui.Â
CINEMA 1 - Neste sábado, 20, à s 18h, a Aamicca – Associação dos Amigos da Infância com Câncer, em parceria com a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico), promove mais uma edição da Sessão Aamicca, em comemoração aos 40 anos da entidade. Será exibida a cópia restaurada do filme Noite (Gilberto Loureiro, 1985). Após a sessão, haverá bate-papo com a professora Maria da Glória Bordini, especialista na obra de Erico Verissimo, e o jornalista e crÃtico de cinema Roger Lerina, com mediação de Pedro Guindani (Aamicca). Entrada franca. Mais informações neste link.
CINEMA 2 - De 21 de setembro a 10 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Alucinação dos mapas, reunindo 18 filmes realizados entre as décadas de 1950 e 2020, em paÃses como Taiwan, Marrocos, Brasil, Estados Unidos, NÃger e Espanha. Na abertura, neste domingo, 21, serão exibidos O retorno do aventureiro (Moustapha Alassane); Os prÃncipes negros de Saint-Germain-des-Prés (Ben Diogaye Beye); e O desprezo (Jean-Luc Godard).
Mais informações aqui.Â
SEMANA DA PRIMAVERA - Para despertar a curiosidade e o interesse em crianças e adultos, aproximar a população das questões ambientais e estimular a preservação da natureza, a 34ª Semana da Primavera de Porto Alegre, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), traz diversas atividades lúdicas e educativas. A programação se estende até dia 26 de setembro, com trilhas, oficinas, palestras e plantios de mudas. Além das atividades voltadas ao público escolar, a programação conta com eventos abertos à comunidade, mediante inscrição.
RECUPERAÇÃO FISCAL - Até 31 de outubro, estará aberto o prazo de adesão ao RecuperaPOA 2025, programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre que oferece descontos de até 90% em juros e multas para a regularização de dÃvidas com o municÃpio. A iniciativa permite parcelamento em até 60 vezes. A adesão deve ser feita diretamente no site mediante login na conta gov.br, a partir de 1º de setembro, ou pelo aceite da proposta enviada pela Receita Municipal por e-mail ou correio.
CIRCO - Em colaboração com o Gabinete da Primeira-Dama, o Mirage Circus oferece a meia-entrada solidária. A iniciativa visa arrecadar alimentos não perecÃveis que serão destinados a ações sociais desenvolvidas pelo municÃpio. Para ter acesso ao benefÃcio, o público deve adquirir o ingresso com valor de meia-entrada e entregar um quilo de alimento não perecÃvel no momento da compra ou retirada do bilhete. Os donativos serão encaminhados a famÃlias e comunidades atendidas pelas iniciativas sociais coordenadas pelo gabinete.
Â
Andrea Brasil