Previsão de pautas: sábado, 12, e domingo, 13 de setembro
DOAÇÃO DE SANGUE – Pessoas interessadas em doar sangue poderão aproveitar este sábado, 12, quando o banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) terá atendimento especial. Para agilizar o processo, é solicitado agendamento prévio pelo WhatsApp (51) 3289-7658. A ação ocorre das 8h às 12h. São solicitadas doações de todos os tipos de sangue, em especial O+ e O-. Confira as condições para ser doador de sangue.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA 1 – O 3º Pôr do Sol da Canção Piá ocorre neste sábado, 12, às 15h, no Palco Jayme Caetano Braun, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), durante o Acampamento Farroupilha. Serão 12 interpretações musicais: seis da categoria mirim (8 a 11 anos) e seis da categoria juvenil (12 a 15 anos). Veja a ordem de apresentação.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2 – A história de 70 anos da imigração japonesa no Rio Grande do Sul será celebrada neste sábado, dia 12, das 10h às 12h, no palco principal do Acampamento Farroupilha. A homenagem terá apresentações de grupos de danças e músicas tradicionais com entrada franca.
ACAMPAMENTO FARROUPILHA 3 – O Acampamento Farroupilha 2026 segue até 20 de setembro. A 44ª edição tem como tema cultural Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cultura e tradição, em referência aos 400 das Missões. A patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre 2026 é a cantora e compositora Fátima Gimenez, primeira artista a registrar em disco a interpretação do Hino Rio-Grandense, em 1989. Veja a programação completa no site oficial.
CIRANDA ESCOLAR – A Ciranda Escolar no Acampamento Farroupilha ocorre até 16 de setembro Mais de 2.9 mil estudantes da Rede Municipal de Educação participarão de uma programação voltada à valorização da cultura e das tradições do Rio Grande do Sul. Confira aqui mais informações.
TURISMO FARROUPILHA – O Turismo Farroupilha de Galpão 2026 está com inscrições abertas. A iniciativa oferece oficinas culturais e experiências de imersão no tradicionalismo durante o Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico.
CAUSA ANIMAL – Domingo é dia de Brechocão no Parque da Redenção. O evento no dia 13 ocorre das 9h às 16h entre o Parque de Diversões e o Anfiteatro Araújo Viana. Em caso de mau tempo, o evento será transferido para o próximo domingo. Confira atualizações no instagram @causaanimalpoa.
PORTO ALEGRE EM CENA 1 – Durante o 33º Porto Alegre em Cena, a Zona Cultural (avenida Alberto Bins, 900 - Centro Histórico) é o Ponto de Encontro Petrobras, um espaço de integração entre artistas, técnicos e o público. Neste sábado, 12, o espaço promoverá uma noite para celebrar a cultura ballroom com performance da Casa de Audácia, com entrada franca. Confira mais detalhes.
PORTO ALEGRE EM CENA 2 – Até o próximo dia 20, o Festival Internacional de Artes Cênicas ocupará 13 palcos da capital gaúcha com mais de cem atividades culturais. Serão 77 apresentações de 51 espetáculos de teatro, circo, dança e música estrelados por nomes como Camila Pitanga, Bete Coelho, Taís Araújo, Grace Gianoukas, Danielle Winits, Laila Garin, Juliana Linhares, Arthur Nestrovski, Celsim, Georgette Fadel e Cristiano Tomiossi.
PORTO ALEGRE EM CENA 3 – A programação paralela inclui oficinas artísticas, lançamento de livro, atividades para debater pautas sociais urgentes e mostras sobre processos de criação. Entre os destaques estão encontros com a cantora, compositora, atriz e diretora teatral Juliana Linhares; com o escritor, ensaísta e professor Luís Augusto Fischer e com o iluminador de peças teatrais e shows Aurélio Simoni, considerado um dos maiores nomes da iluminação do país. Os eventos são destinados a diversas faixas etárias, com entrada gratuita, mediante inscrição prévia no site.
CINEMA – Destaque da programação da Cinemateca Capitólio neste sábado, às 18h, é a exibição do longa Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, de Cacá Nazario e Bruno Polidoro. A sessão é uma homenagem ao escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. A sessão é acompanhada de uma palestra com Fabiano de Souza, cineasta, doutor em Comunicação Social, e traz como convidado Cacá Nazario, cineasta e um dos diretores do documentário, com mediação de Amanda Costa, doutora em Literatura e amiga pessoal de Caio. Saiba mais.
TRÂNSITO – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de transporte para o jogo entre Grêmio e Vasco da Gama, que ocorre neste sábado, 12, às 16h, na Arena do Grêmio. A previsão é de público de 35 mil pessoas. A abertura dos portões está marcada para as 14h. Linhas especiais de ônibus serão disponibilizadas para atender ao deslocamento dos torcedores. Veja aqui as orientações.
HACKAPOA 1 – Sábado é dia de atividade presencial do HackaPOA nos territórios. Será na sede do Instituto Cesmar (Centro Social Marista, na estrada Antônio Severino, 1493), com entrada gratuita e aberta à comunidade, no bairro Mário Quintana, das 9h45 às 12h. Os participantes conhecerão o programa HackaPOA, as oportunidades da Semana Caldeira e possibilidades de conexão com o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Porto Alegre. Leia mais informações.
HACKAPOA 2 – O HackaPOA oferece capacitação prática em temas como empreendedorismo, inovação, impacto social, educação financeira e letramento digital, preparando os participantes para qualificar seus negócios, ampliar sua rede de contatos e acessar novos mercados e políticas públicas. Estão abertas as inscrições para participar da capacitação que será realizada dia 21 de setembro, no Instituto Caldeira durante a Semana Caldeira. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 14 de setembro neste link.
DMAE – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu um novo processo seletivo simplificado para a contratação de servidores temporários. O edital prevê o ingresso de trabalhadores nos cargos de montador eletromecânico e técnico em saneamento, com habilitação civil. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até a próxima quarta-feira, 16. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico. Depois, é necessário enviar um e-mail com a documentação que comprove os requisitos mínimos do cargo para o endereço temporarios@dmae.prefpoa.com.br.
EPTC – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lançou concurso público para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vagas imediatas e formação de cadastro reserva para diferentes áreas de atuação da empresa. A seleção será realizada pelo Instituto Objetiva, e os aprovados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Saiba mais no link.
VOLUNTÁRIOS COPA 2027 – A FIFA abriu o registro de interesse para as pessoas que desejam trabalhar como voluntárias na Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho do próximo ano. Porto Alegre é uma das oito cidades que vão receber a competição. As demais são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A expectativa da entidade é selecionar cerca de 6 mil colaboradores em todo o Brasil. Os interessados já podem realizar o cadastro prévio na plataforma oficial de voluntários, no site Volunteer FIFA, com a opção de escolher a cidade-sede de preferência.
ESPORTE – O Premia PoA está com inscrições abertas até 25 de setembro. Este é o programa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) que incentiva a realização de eventos esportivos comunitários, amadores e escolares na Capital. Nesta nova rodada, serão selecionados mais 20 projetos, ampliando de 36 para 50 o número de iniciativas contempladas pelo programa ao longo de 2026. Veja como fazer a inscrição.
LIVROS – A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães convida bibliotecas interessadas a participar da 23ª Feira de Troca de Livros de Porto Alegre, que será realizada em 26 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 19 de setembro. A participação é uma oportunidade para promover o intercâmbio de livros e a troca cultural. Mais informações neste link.
CLOUD PROCEMPA – A Procempa publicou o Edital de Chamamento Público nº 02/2026 para selecionar um parceiro estratégico na criação da Nuvem Pública Governamental (Cloud Procempa). A iniciativa busca modernizar a infraestrutura tecnológica do município e expandir a oferta de serviços de computação em nuvem segura aos órgãos e entes públicos do Brasil. As organizações interessadas devem, conforme o Edital, apresentar a manifestação de interesse até quinta-feira, 17. Saiba mais.
VIADUTOS – Foi prorrogado até 18 de setembro o prazo dos editais para adoção dos viadutos José Loureiro da Silva, no Centro Histórico, e José Eduardo Utzig, no bairro São João. Em contrapartida à manutenção das áreas, os adotantes poderão instalar comércios sem a necessidade de pagamento de aluguel. Os interessados devem enviar suas propostas para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou entregar presencialmente na Secretaria Municipal de Parcerias (rua General João Manoel, 157, 13º andar).
IMPOSTOS – Os contribuintes que pretendem optar pelo regime tributário Simples Nacional têm até 30 de setembro para solicitar enquadramento através do portal do programa. A antecipação do calendário acontece devido à Reforma Tributária e produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2027. Quem não optar pelo regime regular continuará recolhendo o IBS e a CBS dentro do Simples Nacional nesse período. Saiba mais neste link.
ISS – Prossegue até 21 de dezembro o prazo para adesão ao Programa de Otimização da Arrecadação do ISS (Poaiss). A iniciativa permite que contribuintes regularizem débitos do Imposto Sobre Serviços (ISS) com redução de até 95% das multas e dos juros. A adesão deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal do Poaiss, com acesso por meio da conta gov.br. Após a seleção dos débitos, a indicação da quantidade de parcelas e o aceite dos termos, o sistema emitirá a guia para pagamento da parcela única ou da primeira parcela. A adesão será efetivada após o pagamento da guia dentro do respectivo prazo de vencimento.
Camila Saccomori