Previsão de pautas: quinta-feira, 8 de maio

07/05/2025 15:16

CONCERTO - O Concerto da Solidariedade, com a participação da Banda Municipal de Porto Alegre e da cantora Drika Carvalho, será realizado nesta quinta-feira, 8, às 17h30, na Usina do Gasômetro. O evento musical gratuito e aberto ao público integra a programação da Semana da Superação e da Solidariedade, que marca um ano após as enchentes no Rio Grande do Sul. No Concerto, a Banda Municipal será regida pelo maestro Diego Ramires. O repertório terá obras como A Festival Prelude, de Alfred Reed; October, de Eric Whitacre; África, de David Paich e Jeff Porcaro, além de outros clássicos da MPB. A apresentação dos músicos faz parte das comemorações pelo centenário da Banda Municipal, em 2025.

CÂMERAS - A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) recebe nesta quinta-feira, 8, 42 novas câmeras de videomonitoramento para o cercamento eletrônico de veículos para substituírem os equipamentos que foram danificados pela enchente de maio de 2024. Com investimento de R$ 594,4 mil, a manutenção dos pontos foi custeada pelo Instituto Floresta. A entrega ocorre no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA), às 11h, e representa a retomada da plenitude do sistema de combate ao furto e roubo de veículos na Capital.

DEBATES - Para marcar um ano da maior tragédia ambiental da história de Porto Alegre, a prefeitura promove nesta quinta-feira, 8, encontros para debater adaptação climática e proteção do território contra novos eventos climáticos extremos. No Auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), na rua Luiz Voelcker, 55, a partir das 9h, especialistas, gestores e jornalistas irão relembrar o que aconteceu em Porto Alegre em maio de 2024, falar das ações emergenciais e de reconstrução e projetar o futuro da cidade, mais resiliente, mais forte e mais consciente da sua relação com o meio ambiente. Saiba mais.

DENGUE - A prefeitura, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realizará duas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta quinta e na sexta-feira, nos bairros Vila Ipiranga e Sarandi, Zona Norte da Capital. Na quinta-feira, 8, o trabalho começa às 8h30, no bairro Vila Ipiranga, em parceria da Vigilância Ambiental com o Exército Brasileiro. Na sexta-feira, 9, as atividades serão no Sarandi. As operações em ambiente externo serão canceladas em caso de chuva. Nesta quinta-feira, na Vila Ipiranga, a aplicação de inseticida ocorrerá em parte das ruas Caravelas, Frei Henrique de Coimbra, Monte Pascoal, Alberto Silva, 9 de março, Travessa indígena e Bispo Sardinha. O ponto de encontro será a rua 9 de Março, 325, esquina com Travessa Indígena. 

NAVIO DA MARINHA - O Navio Patrulha Babitonga, da Marinha do Brasil, estará novamente em Porto Alegre entre os dias 7 e 11 de maio, atracado no Parque Pontal. A atividade integra a programação da Semana da Superação e da Solidariedade. Nos dias 8 e 9 de maio, a visitação será exclusiva para estudantes de escolas públicas. Já nos dias 10 e 11, das 9h às 18h, o público em geral poderá visitar o navio gratuitamente. Haverá ainda apresentação da banda da Marinha às 17h30, nos dois dias de visitação aberta.

ÁGUA - Nesta quinta-feira, 8, partir das 8h, o Dmae fará a manutenção dos motores da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Vila dos Sargentos. Em razão disso, poderá ocorrer falta d'água no bairro Agronomia. As agendas poderão ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. A evolução dos trabalhos será atualizada, em tempo real, nas redes sociais do Dmae (X, Instagram e Facebook).

ROLÊ DA VACINA - As secretarias municipais de Saúde e Educação seguem realizando nas escolas de Porto Alegre o Rolê da Vacina, com ações programadas para esta quinta-feira, 8. Confira a programação neste link. A iniciativa leva equipes de saúde até as escolas da Capital com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação e reforçar a importância da imunização entre crianças, adolescentes e trabalhadores da educação. O Rolê da Vacina integra a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa Saúde na Escola. A meta é imunizar ao menos 90% dos estudantes da educação básica até o dia 31 de maio.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades Beco da Paz (Vila Jardim), Industriários (Passo d'Areia) e Altos da Lagoa/FAPA (Passo das Pedras) nesta quinta-feira, 8. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

MEDICAMENTOS - Secretaria Municipal de Saúde promove e participa de ações durante a semana pelo uso racional de medicamentos. Nesta quinta-feira, 8, haverá conversa com a comunidade ao longo do dia, das 9h às 17h, nos centros de saúde Modelo e IAPI, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), além de curso presencial voltado aos profissionais, no auditório do Centro de Saúde IAPI.

ARBORIZAÇÃO - Porto Alegre contará com o auxílio técnico de uma empresa especializada em arborização urbana. O pregão eletrônico será realizado nesta quinta-feira, 8, às 9h. A contratada atuará em conjunto com as equipes técnicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) na implantação das árvores e na manutenção pós-plantio nos logradouros públicos. Todas as especificações do pregão podem ser conferidas aqui

GRIPE - A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta quinta-feira, 8, em Porto Alegre. As doses estão disponíveis para os grupos prioritários: pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas - até 45 dias pós-parto -, quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde e educação, pessoas com comorbidades ou deficiência e em situação de rua, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e Correios. Todas as unidades de saúde têm a vacina à disposição. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário, o que representa 736.942 pessoas. Desse total, o grupo de idosos com 60 anos ou mais corresponde a 308.381 pessoas.

COVID-19 - A prefeitura mantém a vacinação contra Covid-19 apenas para crianças menores de cinco anos em 15 unidades de saúde com horário estendido (veja a lista aqui). A vacinação para os públicos de cinco anos ou mais está suspensa na cidade por falta de vacinas. A retomada da vacinação depende do recebimento de doses, ainda sem previsão do Ministério da Saúde. 

ECONOMIA SOLIDÁRIA - O Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, recebe, de 5 a 10 de maio, a 14ª edição da Feira de Economia Solidária do Dia das Mães. Promovido pelo Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Porto Alegre (FMESPA) em parceria com a Unisol RS, o evento reúne 36 empreendimentos e cerca de 170 expositores, em sua maioria mulheres. A feira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e no sábado, das 8h30 às 18h. A iniciativa conta com apoio financeiro do Orçamento Participativo, na temática de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tributação e Turismo, com gestão da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e execução da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE)

CONSERVAÇÃO DE VIAS - Os serviços de conservação de vias da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) ocorrem em todas as regiões da Capital até sexta-feira, 9 de maio. Veja aqui as ruas que irão passar por manutenção ou conservação nesta semana. A prefeitura alerta que podem ser necessárias alterações no trânsito e desvios. O cronograma de serviços pode atrasar ou sofrer alterações em caso de chuva ou devido às demandas urgentes.

ADOTE UM ESCRITOR - As inscrições para o programa Adote um Escritor 2025 foram prorrogadas até o dia 16 de maio. Autores e ilustradores interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição eletrônico. Os candidatos devem realizar as etapas descritas no edital e enviar até a data limite as três obras solicitadas para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed). 

MAIO AMARELO - Com o tema Desacelere, seu bem maior é a vida, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promovem uma série de ações reflexivas sobre como o ritmo acelerado do cotidiano impacta a segurança no trânsito. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo 2025. O objetivo é mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro, pacífico e cooperativo, buscando a redução de acidentes e fatalidades. Veja aqui a programação. 

CASA LAR - A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abriu a primeira fase de edital de chamamento público para parceria na execução de Acolhimento Institucional na modalidade de Casa Lar para crianças e adolescentes de zero a 18 anos. A Organização da Sociedade Civil habilitada deve firmar o Termo de Colaboração pelo período de cinco anos. As OSCs interessadas têm que entregar o envelope contendo o plano de trabalho e documentos de comprovação das condições de participação e habilitação até 3 de junho, às 16h. Para mais informações acesse o edital na íntegra.

PRÊMIO EPTC - Estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, uma iniciativa que valoriza ações voltadas à construção de um trânsito mais seguro, humano e consciente. O objetivo do prêmio é incentivar a participação da sociedade na promoção da mobilidade responsável. O edital com as regras do concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, às 16h. A premiação contempla troféus, tablets, medalhas, passeios educativos e reconhecimentos simbólicos, valorizando iniciativas criativas e transformadoras.

EXPOSIÇÃO - A exposição As Águas Selvagens está em cartaz até 20 de junho no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu,  10, Centro Histórico). Reunindo 43 artistas sob a curadoria de Ana Zavadil, é uma amostra sobre como as artes visuais absorveram e reelaboraram, em diferentes técnicas e linguagens, a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul há um ano. Além de se expressar artisticamente, cada participante escreveu um texto que pode ser lido pelo visitante ao acessar um QR Code que acompanha a sua obra. Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Gilmar Martins