Previsão de pautas: quinta-feira, 15 de fevereiro

15/02/2024 08:44

UNIDADE MÓVEL -  A unidade móvel de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará nesta quinta-feira, 15, em frente à Associação dos Moradores da Vila Dique, bairro Anchieta, até as 16h. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.

CONCURSO - A prefeitura abriu concurso público para profissionais de Educação Física. As inscrições ocorrem no site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) neste link a partir das 10h desta quinta-feira, 15, até as 17h do dia 15 de março. A previsão é que a prova ocorra no final de maio.

IPTU - Os contribuintes que ainda não pagaram o IPTU 2024 ainda podem quitar em cota única, agora sem desconto, até 8 de março. As guias estão disponíveis nos canais digitais da prefeitura. Quem optar pelo parcelamento não precisa solicitar, terá automaticamente o tributo dividido em até dez vezes sem juros e os documentos para o pagamento serão disponibilizados a partir do dia 20 de fevereiro. A guia pode ser emitida através do WhatsApp, pelo número 51 3433-0156, opção 4, e pode ser gerada em menos de dois minutos; no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Também é possível obtê-la em um dos 20 locais de atendimento. Quem optou pelo parcelamento em até dez vezes sem juros já pode autorizar o débito em conta em um dos bancos da rede credenciada da prefeitura. Quem tem o cadastro de anos anteriores não precisa renovar a autorização.

SAQUE CALAMIDADE - Moradores de todos os bairros de Porto Alegre podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O encaminhamento via 156 é necessário para quem vive nos 18 bairros da região Centro. Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/. Moradores de todos os outros 76 bairros estão liberados a solicitar direto nos canais oficiais da Caixa. O prazo máximo para efetuar o pedido é até 18 de abril de 2024. Mais informações podem ser conferidas no site.

VÔLEI DE PRAIA - O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia está com as inscrições abertas. A primeira etapa do torneio ocorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Parque Marinha do Brasil, nas modalidades feminina, masculina e mista. As inscrições serão limitadas até 16 duplas por modalidade e podem ser realizadas neste link. As duplas campeãs da primeira etapa terão vaga assegurada na final do Circuito Sesc de Verão em 2 de março, no município de Torres, no Litoral Norte gaúcho.

PRAÇA DA ENCOL - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) publicou edital com as novas datas para a realização de feiras na Praça Simão Carlos Arnt, conhecida como Encol, na Bela Vista. Os interessados em participar dos sorteios ou obter informações podem acessar o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) neste link. As inscrições podem ser feitas diretamente no Escritório de Eventos da SMDET (travessa São José, 455, bairro Navegantes), das 9h às 12h. A ficha de inscrição e a documentação devem ser entregues no período entre 15 a 16 de fevereiro.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Lissandra Mendonça