Previsão de pautas: quinta-feira, 14 de março

14/03/2024 08:30

DENGUE -  A prefeitura vai realizar uma nova aplicação de inseticida em ruas do bairro São João nesta quinta-feira, 14. Com saída às 9h da rua Marcelo Gama, altura do nº 128, a atividade prevê que o bloqueio químico seja feito em parte das ruas Marcelo Gama, Zamenhoff, Felicíssimo de Azevedo e Américo Vespúcio - entre Zamenhof e Felicíssimo de Azevedo. O objetivo é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro, devido à confirmação de casos de dengue no bairro.

BLOQUEIO DE TRÂNSITO - A partir desta quinta-feira, 14, a rua da Conceição, entre os números 340 e 566, será bloqueada devido a obras de substituição de redes de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que se estendem até o mês de abril. Quem precisar acessar a região deve seguir o desvio pela avenida Alberto Bins, seguindo pela rua Pinto Bandeira até chegar na rua Com. Manoel Pereira, retornando para a rua da Conceição, podendo utilizar o acesso da rua da Conceição junto à avenida Farrapos sob o viaduto. 

BOLSA ATLETA - O programa Bolsa Atleta abriu prazo para regularização de documentos. A edição de 4 de março do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) informa a relação de atletas que devem apresentar documentos faltantes ou que estavam fora da validade. A documentação pedida no edital tem prazo de 10 dias para ser entregue de forma presencial enviada para o e-mail smelj@portoalegre.rs.gov.br. A não entrega até esta quinta-feira, 14, resulta na desclassificação. Saiba mais aqui.

PATRULHA AGRÍCOLA - Os agricultores de Porto Alegre terão nova oportunidade para se inscreverem nos serviços que estão sendo oferecidos pela prefeitura. Até 31 de março, ficam disponíveis no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) os formulários de manifestação de interesse para a Patrulha Agrícola, a instalação de kits de irrigação e o recebimento de auxílio emergencial. 

CONCURSO PÚBLICO - O concurso público da Prefeitura de Porto Alegre para profissionais de educação física aceita inscrições até sexta-feira, 15, por meio do site Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O edital 014/2024 foi publicado em 9 de fevereiro no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os profissionais selecionados irão atuar em unidades das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Saúde (SMS).

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes