Previsão de pautas: quarta-feira, 19 de agosto

18/08/2026 14:41

CASTRAÇÃO - O Gabinete da Causa Animal (GCA) realiza nesta quarta-feira, 19, a partir das 9h, mais uma edição da Campanha de Castração destinada aos responsáveis por cães e gatos do município. Nesta etapa, serão disponibilizadas 1.050 vagas gratuitas, sendo 150 para cada uma das sete clínicas credenciadas. O cadastro permanecerá aberto enquanto houver vaga disponível. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp do 156+POA, no número (51) 3433-0156. O atendimento para inscrições neste programa é realizado em sistema de cadastro automatizado, sem iniciar antes da data e do horário previsto.

ÃGUA - A partir das 9h desta quarta-feira, 19, o Dmae realizará um corte na rede de água na esquina das ruas Félix da Cunha e Marquês do Pombal. Durante a intervenção, poderá ocorrer falta de água no bairro Moinhos de Vento. A previsão é de normalização no decorrer da noite.Também a partir das 9h, o Dmae executará cortes em redes de água na rua Rodrigues Moreira. A intervenção integra o projeto de renovação das tubulações da região e poderá causar falta de água em todo o bairro Sarandi. O abastecimento deverá ser restabelecido gradualmente durante a noite.

UNIDADES MÓVEIS - As unidades móveis da Secretaria Municipal de Saúde levam atendimento a duas comunidades nesta quarta-feira, 19. O ônibus colorido estará na rua Dona Malvina, acesso A, 195, bairro Santa Tereza, das 8h às 17h. Já a unidade móvel itinerante atenderá comunidade do bairro Humaitá. Das 13h às 16h, o ônibus estaciona na Vila Santo André (avenida Ernesto Neugebauer, 2470). Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem e coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, entre outros procedimentos.

FARMÃCIA DISTRITAL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue com o inventário anual dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento. Nesta terça-feira, 18, e na quarta-feira, 19, o ajuste será realizado na Farmácia Distrital Navegantes, localizada na avenida Presidente Roosevelt, 5, que não atenderá o público nessas datas. A retirada pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município. Confira os locais de disponibilidade dos medicamentos no site Onde está seu medicamento? 

BOTA-FORA- O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende nesta quarta-feira, 19, as comunidades São Carlos (Lomba do Pinheiro), Wenceslau Fontoura (Mário Quintana), Irmãos Maristas (Mário Quintana) e Núcleo Esperança (Restinga). A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, entre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. 

CENTRAL 156 - O sistema da Central do Cidadão 156 vai passar por uma mudança de infraestrutura nesta quarta-feira, 19. A ação faz parte de um processo de modernização, que prevê a migração da plataforma para o data center da Procempa. Alguns canais de atendimento terão funcionamento limitado por um período. A operação começa às 20h e tem duração estimada de até quatro horas. Nesse intervalo, os canais digitais 156 Web e 156+POA não poderão ser utilizados para registrar novas solicitações, o que também impede a abertura de novos protocolos por esses meios.

DIA DO FOLCLORE - O Teatro Renascença recebe, na quarta, 19, e quinta-feira, 20, a edição 2026 do Dia do Folclore de Porto Alegre. O evento começa às 19h30, reunindo grupos e artistas dedicados à preservação das tradições culturais por meio da dança. Os ingressos são gratuitos, com retirada a partir das 18h30 na bilheteria do teatro, localizado no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307, bairro Menino Deus). Durante as duas noites, o público poderá conhecer manifestações folclóricas e étnicas que representam diferentes povos e regiões do mundo.

PATRIMÔNIO - Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, prosseguem nesta semana atividades gratuitas em vários espaços culturais. Nesta quarta-feira, 19, haverá palestra sobre partituras da Banda Municipal de Porto Alegre, com o musicista e escritor Ãlvaro Santi, às 17h, no Arquivo Público (avenida Bento Gonçalves, 1129, Partenon). Santi é autor do livro Banda Municipal de Porto Alegre: História, Música e Cultura.

PREVISÃO DO TEMPO - A quarta-feira, 19, será de muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas ao longo de todo o dia na Capital. Os acumulados previstos são de aproximadamente 10 mm. Os ventos sopram de Sudeste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas em torno de 30 km/h. As temperaturas variam entre 15°C e 19°C. A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), elaborada pelos técnicos da Catavento Meteorologia.

POA EM CENA - De 10 a 20 de setembro, a 33ª edição do Porto Alegre em Cena ocupa 13 palcos da capital gaúcha, com mais de 45 espetáculos. São montagens de teatro, circo, dança e música que vêm da Argentina, do Canadá e de diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e Minas Gerais, além do Rio Grande do Sul. O festival trará a Porto Alegre artistas como Camila Pitanga, Bete Coelho, Taís Araújo, Grace Gianoukas, Danielle Winits e Sandra Pêra. Os ingressos estão à venda pelo site, com preços a partir de R$ 25.

PROFESSORES - A Prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) edital de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores e formação de cadastro reserva. As vagas são destinadas às áreas de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, Matemática, Artes, Educação Especial – Deficiência Mental, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física e Língua Portuguesa. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 20 de agosto e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

MULTIVACINAÇÃO - Crianças e adolescentes menores de 15 anos são o público-alvo da campanha nacional de multivacinação. O prazo para atualizar a caderneta de vacinação ou iniciar a imunização segue até 1º de setembro. O Dia D será em 22 de agosto, sábado. A intenção é imunizar quem está com doses em atraso, resgatar pessoas não vacinadas e completar esquemas vacinais. A maioria das vacinas está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. Há unidades de referência para as vacinas contra Covid e a BCG. 

TURISMO DE GALPÃO - O Turismo Farroupilha de Galpão 2026 está com inscrições abertas. A iniciativa oferecerá oficinas culturais e experiências de imersão no tradicionalismo durante o Acampamento Farroupilha, em setembro, no Parque Harmonia. Nesta edição, 50% das vagas das oficinas serão destinadas exclusivamente aos visitantes trazidos por agentes de turismo. A medida permite que agências, operadoras e plataformas digitais de viagens, conhecidas como OTAs, incluam as experiências em seus roteiros e tenham disponibilidade para grupos durante o evento. As demais vagas serão oferecidas a moradores e visitantes independentes. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico.

VOLUNTÃRIOS COPA 2027 - A FIFA abriu o registro de interesse para as pessoas que desejam trabalhar como voluntárias na Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho do próximo ano. Porto Alegre é uma das oito cidades que vão receber a competição. As demais são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A expectativa da entidade é selecionar cerca de 6 mil colaboradores em todo o Brasil. Os interessados já podem realizar o cadastro prévio na plataforma oficial de voluntários, no site Volunteer FIFA, com a opção de escolher a cidade-sede de preferência.

CANÇÃO PIà - Estão abertas as inscrições para o 3º Pôr do Sol da Canção Piá, iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura, Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas em parceria com a Gam 3 Parks. O festival de interpretação vocal acontece no dia 12 de setembro, sábado, a partir das 15h, no Palco Jayme Caetano Braun, localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Estância da Harmonia), durante o Acampamento Farroupilha. Podem participar crianças e adolescentes da faixa etária entre 8 e 15 anos nas categorias mirim (8 a 11 anos) e juvenil  (12 a 15 anos). As inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de agosto, exclusivamente através do e-mail: pordosol.pia@hotmail.com.

VIADUTOS - Foi prorrogado, até o dia 18 de setembro, o prazo dos editais para adoção dos viadutos José Loureiro da Silva, no Centro Histórico, e José Eduardo Utzig, no bairro São João. Em contrapartida à manutenção das áreas, os adotantes poderão instalar comércios sem a necessidade de pagamento de aluguel. Os interessados devem enviar suas propostas para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou entregar presencialmente na Secretaria Municipal de Parcerias (rua General João Manoel, 157, 13º andar).

ISS - Prossegue até 21 de dezembro o prazo para adesão ao Programa de Otimização da Arrecadação do ISS (Poaiss). A iniciativa permite que contribuintes regularizem débitos do Imposto Sobre Serviços (ISS) com redução de até 95% das multas e dos juros. A adesão deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal do Poaiss, com acesso por meio da conta gov.br. Após a seleção dos débitos, a indicação da quantidade de parcelas e o aceite dos termos, o sistema emitirá a guia para pagamento da parcela única ou da primeira parcela. A adesão será efetivada após o pagamento da guia dentro do respectivo prazo de vencimento.

 

Gilmar Martins