Previsão de pautas: quarta-feira, 18 de maio

18/05/2022 08:27

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá retomar nesta quarta-feira, 18, a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nos horários normais de atendimento. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 27 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 24 locais: no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá programação diferenciada durante a semana. Devido à previsão de chuva, a ação de vacinação de rodoviários programada para esta quarta-feira, 18, na garagem da Nortran (rua Nortran, 205, Passo das Pedras), foi cancelada. Na quinta-feira, 19, a programação da unidade móvel de saúde será o rolê de vacinação infantil contra a Covid-19, na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855, bairro Anchieta), das 9h às 15h.

TESOURINHA - A força-tarefa da prefeitura organizou uma central de acolhimento emergencial para atender as pessoas em situação de rua. A decisão foi tomada devido à previsão de chuva, ventos fortes e queda brusca da temperatura nos próximos dias. A infraestrutura montada tem capacidade para atender até 100 pessoas, e 50 kits de cama e higiene pessoal já estão prontos. Quem buscar abrigo no local receberá refeições, que serão serão servidas por meio de doações de parceiros. Também foi criado um espaço pet para recebimento dos animais. 

SERVIÇOS MUNICIPAIS - Os serviços da prefeitura estão mobilizados e com equipes reforçadas para atender a população e possíveis ocorrências diante da previsão de frio intenso, ventos e chuvas fortes. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) estão com as equipes em alerta para possíveis ocorrências, como podas de árvores. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também está com seus servidores à disposição, assim como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que reforçou seus efetivos. A área de assistência social - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - está de plantão para eventuais acidentes e atendimento à população de rua. Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

OPERAÇÃO INVERNO - Uma massa de ar polar traz frio ao Brasil nesta semana. Em Porto Alegre, até quinta-feira, 19, podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, com atenção especial para ventos intensos e rajadas que poderão variar entre 60 e 100 quilômetros por hora. As máximas não passam de 17 graus e as mínimas podem atingir 8 graus. Devido à previsão de frio intenso, a prefeitura antecipou as ações da Operação Inverno, que oficialmente começa em 4 de junho. Equipes estarão nas ruas até as 22h fazendo abordagem para encaminhar pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas. Em caso de necessidade, serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e uma retaguarda com dez paróquias da Arquidiocese da Capital, com dez vagas em cada uma. 

FARMÁCIAS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam fechar por alguns dias, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19, a primeira a realizar o ajuste será a Farmácia Distrital Centro, localizada no Centro de Saúde Santa Marta, e não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais farmácias do município. 

ÁGUA - Nesta quarta-feira, 18, parte do bairro Vila Nova (próximo à Estrada das Furnas), na Zona Sul, terá o abastecimento interrompido em função de duas interligações de redes que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará na rua Giuseppe Salomoni (antigo Beco Petenuzzo). O abastecimento fica suspenso a partir das 9h até a noite. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Cooperativa dos Bombeiros (Restinga), Beco X (Humaitá), Esperança (Humaitá), Pampa (Humaitá) e Kanazawa (Campo Novo) nesta quarta-feira, 18. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

MOBILIDADE - Representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) participam nesta quarta-feira, 18, a partir das 10h, de debate virtual sobre os desafios da logística para a mobilidade humana. O evento é promovido pelo Núcleo Universitário Interdisciplinar de Trânsito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O debate será mediado por André Rabello dos Santos, membro da Escola Pública de Mobilidade da EPTC. Durante o evento, Marcos Feder, engenheiro de trânsito da Smmu, vai abordar aspectos relacionados ao transporte de cargas mencionados pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre, e discutir os pontos que podem ser melhorados. 

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu inscrições para contratação temporária de fresador, operador de máquinas especiais, soldador industrial, montador eletromecânico e técnico industrial. O processo simplificado terá validade de 180 dias a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Informações sobre as atribuições, carga horária, remunerações e outras podem ser acessadas no site. O período de inscrições vai até as 18h do dia 19 de maio. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes