Prefeitura mobiliza serviços para o Carnaval no Porto Seco

24/02/2024 10:18

A Prefeitura de Porto Alegre está presente nas duas noites de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco com equipes de diversas secretarias e órgãos municipais. Quem acompanhou as escolas de samba na sexta, 23, e assistirá aos desfiles neste sábado, 24, pode contar com serviços essenciais como segurança, saúde, assistência social, trânsito e transporte, tecnologia, limpeza e fiscalização. Confira abaixo:

Limpeza - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) organizou uma operação especial de limpeza. Durante as noites de desfiles, o DMLU realiza a manutenção nas áreas usadas pelo público e na pista do complexo. Estão mobilizados 70 trabalhadores, que operam em turnos de 12 horas, das 18h às 6h.

Na área interna do sambódromo, o efetivo conta com 12 garis para a varrição da pista após o desfile de cada escola de samba, outros 12 para a conservação do espaço de saída das escolas e mais 20 para as áreas dos camarotes e arquibancadas. O restante do grupo atua na parte externa do Porto Seco. A estrutura de trabalho é composta ainda por dois caminhões que ficam de plantão no decorrer da madrugada. Após a festa, nos dias 24 e 25 de fevereiro, mais 15 funcionários farão o mutirão na parte externa, a partir das 8h, na rua Ariovaldo Alves Paz, para a limpeza geral do local.

Trânsito - Os agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram às ruas na sexta, 23, e estão neste sábado, 24, desde as 6h, para auxiliar na organização do entorno do sambódromo. O monitoramento de trânsito e bloqueios começaram às 17h de sexta-feira e seguiram até o final do evento. A operação se repete neste sábado.

Segurança - O esquema de segurança no entorno do Complexo Cultural Porto Seco conta com cerca de 80 agentes da Guarda Municipal - número que inclui parte dos alunos da corporação que estão no último mês de formação. Além de atuar no patrulhamento, o efetivo dá apoio à fiscalização e aos agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), se necessário.

Fiscalização - A Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) atua com 16 servidores para coibir o comércio irregular e orientar os ambulantes nas imediações do evento.

Monitoramento - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA) está mobilizado 24 horas. O órgão atua no monitoramento das câmeras localizadas no Porto Seco e entorno, disponibilizando também a sua unidade móvel para o atendimento das demandas de foliões e espectadores.

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Complexo Cultural do Porto Seco. A estrutura oferece atendimento médico e de enfermagem para o público que acompanha o desfile, das 18h às 6h, nos dois dias de evento. Há três ambulâncias à disposição, uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas contratadas. 

Além da UPA, equipes volantes atuam junto ao público com distribuição de água e entrega de materiais informativos sobre tuberculose e prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, com a distribuição de preservativos, gel lubrificante e testes rápidos de HIV, que as pessoas podem fazer em casa. No estande da secretaria, há orientações de alimentação saudável e como organizar a geladeira para evitar a contaminação e deterioração dos alimentos.

Assistência social - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) mantém equipes no Porto Seco, realizando ações pontuais de conscientização sobre trabalho infantil e exploração de crianças e adolescentes durante o Carnaval. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) mantém servidores no sambódromo para orientar os acessos de pessoas com deficiência (PCDs).

Tecnologia - A Procempa viabiliza a infraestrutura de internet, com pontos lógicos e wi-fi, para a comunicação das equipes que trabalham nos desfiles. Também oferece a transmissão do Carnaval, possibilitando a conectividade para a cobertura das emissoras de TV e rádio.

Leia mais:
Bambas da Orgia resgata a cultura preta e ancestral
A história do tambor é o tema da Fidalgos e Aristocratas
Imperatriz Dona Leopoldina exalta o fruto de karité
Desfiles das escolas de samba ocorrem neste fim de semana na Capital
Complexo do Porto Seco recebe limpeza para o Carnaval
Commedia Dell'Arte é o tema da Acadêmicos de Gravataí
Copacabana traz o protagonismo do negro para avenida
Academia de Samba Puro faz homenagem a Gramado
Prefeito vistoria estrutura finalizada para o Carnaval no Porto Seco
Academia de Samba Praiana traz homenagem a Giba Giba
Império do Zona Norte resgata a história da Criação
União da Tinga canta o Exú na avenida do Porto Seco
Carnaval do Porto Seco: ingressos para arquibancadas são gratuitos pelo segundo ano
Avança trabalho de montagem das estruturas do Carnaval no Porto Seco
Iniciada a montagem das estruturas para o Carnaval do Porto Seco
Aberto credenciamento para cobertura do Carnaval 2024

 

 

 

Andrea Brasil