Prefeitura mantém serviços essenciais no feriado de Corpus Christi

08/06/2023 08:54

A prefeitura mantém o atendimento à população neste feriado de Corpus Christi,8, com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais. O expediente regular será retomado na sexta-feira, 9.

Atendimento 156+POA - O cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos durante 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. Já os demais serviços necessitam apenas de conexão com a internet. São quatro acessos on-line disponíveis: site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br .

Limpeza urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Trânsito e transporte A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de feriado nesta quinta-feira, 8. Na sexta feira, 9, e fim de semana a tabela será a usual para os dias determinados. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI ou no aplicativo CittaMobi, disponíveis para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h.

Trabalho - A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechada nesta quinta-feira, 8. O atendimento ao público retorna na sexta-feira, 9, a partir das 8h.

Saúde - Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado de quinta-feira, 8, retomando o atendimento na sexta, conforme o horário de abertura de cada serviço.

Prontos atendimentos 24h:
- PA Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Terez
- PA Bom Jesus - rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
- PA Lomba do Pinheiro - estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
- PA de Saúde Mental IAPI - rua Valentim Vicentini, s/nº
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar - rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil

Hospitais

- Hospital de Pronto Socorro - Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica - avenida Independência, 661

Água e esgoto - Fone 156, opção 2: atendimento diário 24h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. Atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA. Para esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços o atendimento ocorre a partir da sexta-feira, 9, das 8h às 17h. Os postos comerciais da rua José Montaury e da avenida Cristiano Fischer, 2.402, estarão fechados na quinta-feira, 8, e reabrem na sexta-feira, 9, às 8h30. O novo posto de atendimento Zona Norte na Unidade Tudo Fácil, localizado no terceiro andar do Shopping Bourbon Wallig, na avenida Assis Brasil, 2611, também estará fechado e reabre na sexta-feira, às 10h.

Assistência social - Serviço de atendimento ao cidadão para identificação de pessoas em situação de rua: atendimento 24h pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

Atendimento às pessoas em situação de rua:
Centro Pop Santana - avenida João Pessoa, 2384
Centro Pop 2 Floresta - rua Gaspar Martins, 114
Centro Pop 3 - avenida França, 496
*Horário de atendimentos dos Centros POP: 8h às 17h

Albergue Acolher 1 - rua Dr. João Simplício, 38
Albergue Acolher 2 - rua 7 de Abril, 315
Albergue Dias da Cruz - avenida Azenha, 366
*Horário atendimento dos albergues: 19h às 7h

Ceic - O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Guarda Municipal - As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Conselho Tutelar - Atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua Fernando Machado, 657, Centro Histórico. Emergências pelo telefone 3289 2020.

Meio Ambiente - A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156 +POA.

Manejo arbóreo - A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação pública - O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes