Nova administração assume a Unidade de Saúde Animal

10/04/2023 13:37
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Consultas diárias continuarão sendo por ordem de chegada

A partir do mês de abril, a Clinicão Clínica Veterinária Popular assume a gestão da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), localizada na Estrada Berico José Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro. O contrato com o município melhora o atendimento veterinário à população de baixa renda, com cirurgias, exames, consultas clínicas e de especialidades.

"As melhorias serão obtidas a partir de um sistema de agendamento das reconsultas e a organização dos serviços prestados. As consultas diárias continuarão sendo por ordem de chegada", afirma a secretária do Gabinete da Causa Animal, Patrícia Martins.

O sistema possibilitará o fim das filas na unidade. Na própria consulta já poderão ser realizados os exames, como ultrassom, ecocardiograma, raio X e marcada a cirurgia, dependendo do caso. As castrações também passam a ser com horário marcado, evitando a perda de tempo dos tutores e protetores de animais. 

Os atendimentos emergenciais serão realizados após triagem das equipes de veterinários. Já o abrigo de cães e gatos passará a ter o trabalho de um veterinário que atuará na melhora do comportamento dos animais, o que deve facilitar as adoções.

Contrato - A Clínicão foi contratada via modalidade de pregão público para prestação de serviços pet por um prazo de 12 meses. A empresa atua há mais de 20 anos e já está consolidada no mercado, com experiência técnica e em gestão de negócios, sendo a primeira franquia de serviços veterinários do Brasil.

O valor do contrato com a nova clínica para atendimento médico, laboratorial e cirúrgico é de R$ 3,8 milhões. Engloba também o gerenciamento do fornecimento dos materiais, medicamentos, instrumentos, insumos e demais recursos necessários aos serviços de saúde animal oferecidos na Usav. O trabalho vinha sendo realizado desde 2020 pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), cujo contrato encerrou neste mês.

Horário de funcionamento – Segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com a presença do animal. 

Atendimento diário – Vinte senhas gratuitas (15 para tutores e cinco para protetores credenciados). É necessária apresentação de procuração registrada em cartório em caso de não ser o responsável quem solicita o atendimento ao animal. Em casos de castração, feita via 156, basta a declaração do tutor e/ou protetor. É preciso apresentar comprovante de residência; Número de Identificação Social (NIS) de Porto Alegre e documento com foto.

Melhorias no atendimento:
Melhor atendimento ao público em relação à tempo de espera; 
Castrações dos animais com hora marcada;
Albergue contará com veterinária especializada em manejo comportamental;
Exames serão realizados duante a consulta sem precisar agendar;
Evento de feiras de adoção.

 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça