Começa censo inédito sobre a população de animais de Porto Alegre

24/07/2023 16:49
Rodger Timm / PMPA
Executivo
Cerca de 4 mil domicílios serão visitados pelos entrevistadores até o fim de 2023

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal, iniciou nesta segunda-feira, 24, um censo inédito para identificar a população de cães e gatos na Capital. O trabalho será conduzido pela AAC&T Consultoria, empresa especializada em pesquisas veterinárias.

A amostra inclui todas as regiões de Porto Alegre, com áreas urbanas de alta densidade populacional, de baixa densidade populacional e áreas rurais. Serão visitadas residências em locais de difícil acesso, em morros e condomínios fechados. Ao todo, a pesquisa deve alcançar cerca de 4 mil domicílios.

O estudo engloba animais domiciliados e também os que estão nas ruas (semi-domiciliados). Segundo o secretário-adjunto da Causa Animal, Jairo Ávila, a iniciativa é importante para que o município possa traçar políticas públicas de bem-estar e cuidado animal mais eficientes. “Em 2022, nossas equipes fizeram 22 mil castrações. Este ano, já são 10 mil procedimentos. Com esta pesquisa, teremos um melhor conhecimento da dinâmica dos animais e poderemos qualificar nossos projetos e as estratégias de esterilização e adoção”, afirmou Ávila.

Censo - No primeiro dia da pesquisa, todas as moradias previstas no bairro Sarandi foram visitadas. As entrevistas - sempre presenciais - serão realizadas de segunda a sábado, das 8h às 17h, de julho a dezembro de 2023. Os aplicadores estarão identificados com crachás da empresa e com logotipo da Prefeitura de Porto Alegre.

O resultado do estudo será divulgado em janeiro de 2024. Os questionários têm aproximadamente 25 perguntas e, em média, cada entrevista demora de 3 a 5 minutos. As respostas são repassadas para um banco de dados.

A veterinária Camila Marinelli Martins, responsável pelo levantamento, explica que a metodologia utiliza conceitos do censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) combinado com conceitos da Universidade de São Paulo (USP) específicos para animais de companhia. Ao final, a estimativa terá uma margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95%. “O primeiro dia de trabalho foi positivo. Fomos bem recebidos. Seguiremos contando com a colaboração dos porto-alegrenses para participarem das entrevistas”, prevê Camila.

Dono do cãozinho adotado de nome Nescau, o funcionário público Luiz Carlos da Silva Adão aprovou a ideia. “Muito boa a iniciativa. Respondi às perguntas e estou estimulando meus vizinhos a participarem também. É para o bem dos nossos animaizinhos”, concluiu.  

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes