Crianças e adolescentes acolhidos pela prefeitura assistem espetáculo do Circo Mirage

17/08/2023 09:06
Alex Rocha/PMPA
FASC
Jovens entre 6 e 7 anos estão acolhidos em residenciais e casas lares da rede de assistência

Mais de 1,3 mil crianças e adolescentes da rede de acolhimento institucional da Prefeitura de Porto Alegre assistiram ao espetáculo do Circo Mirage na tarde desta quarta-feira, 16. Todos têm entre 6 e 17 anos e são oriundos de abrigos residenciais e casas lares. A iniciativa é fruto de parceria entre a prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, e o circo liderado pelo ator Marcos Frota.

“A ação reforça o compromisso da gestão em promover vivências para o desenvolvimento de nossos jovens, garantindo a serviço de proteção e inclusão social, além de oportunizar espaços de pertencimento social e da cidade", destacou o presidente da Fundação de Assistência Social (Fasc), Cristiano Roratto.

“Foi minha primeira vez no circo e queria muito assistir aos trapezistas”, comentou, empolgado, o jovem  Sergio, de 11 anos, acolhido há um mês na Instituição Ação Social de Fé, no bairro Sarandi. Do mesmo modo, Elena, de 15 anos, há dois anos no Acolhimento Institucional do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), estava muito feliz que ir ao circo, também pela primeira vez.

O educador social Elizandro Coutinho contou que os jovens estavam empolgados: “é uma forma de proporcionar a socialização”, completou ele. “É um momento especial, e toda a equipe da Fasc comemora, por fazer parte. Talvez seja uma oportunidade única na vida deles”, concordou a assessora de projetos estratégicos da Fasc, Luciane Beiró.

Parceria – A ação realizada pelo município e o Circo Mirage já levou 1,2 mil idosos para assistir ao espetáculo, montado em uma tenda no bairro Praia de Belas. Em 30 de agosto, uma nova sessão, às 17h, terá como plateia crianças e adolescentes acompanhados em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da rede de proteção social Básica. Elas são atendidas no contra-turno escolar por meio de equipes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Organizações da Sociedade Civil em parceria com a Fasc.

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes