Treinamento gratuito orienta usuários sobre condução de patinetes

10/04/2024 19:53
Gustavo Roth / EPTC
Escola de Condução de patinetes instrui a população para maior segurança no trânsito
Equipamentos complementam o sistema de transporte e qualificam a mobilidade de Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com operadora Whoosh, promoveu um treinamento gratuito para a condução responsável de patinetes elétricas. A ação educativa ocorreu na quarta-feira, 10, na Praça Montevidéu, no Centro Histórico, e integra o projeto internacional Riding School, que acontece pela segunda vez no Brasil, batizado como Escola de Condução de Patinetes.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, participou da ação e reforçou a importância da utilização correta das patinetes como complemento da mobilidade. “A operação de patinetes compartilhados reforça a micromobilidade como um complemento do sistema de transporte e faz parte do projeto de qualificação urbana de Porto Alegre. Os usuários devem ter atenção ao uso adequado dos equipamentos para garantir a sua segurança no trânsito”, destaca Castro Júnior.

“Por ser um meio de transporte considerado novo, o uso de patinetes elétricas ainda desperta dúvidas. Implantamos a Escola de Condução para conscientizar a população sobre a utilização do equipamento", afirma Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.

A iniciativa é acessível tanto para iniciantes quanto para usuários experientes. Cada participante tem acesso a um programa de treino personalizado e adaptado ao seu nível, com orientação de um instrutor experiente, numa dinâmica com duração de aproximadamente 15 minutos. Após o treinamento, os usuários tiveram a oportunidade de fazer um teste gratuito em uma área especialmente designada, com obstáculos artificiais para aprimorar suas habilidades. Todos os participantes que concluíram o teste com sucesso receberam um código promocional para passeios com a Whoosh.

As regras apresentadas na Riding School estão acessíveis no site da empresa e no aplicativo. A ação educativa teve o apoio dos agentes da Escola Pública de Mobilidade, da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

A Capital conta com três operadoras autorizadas a explorar o serviço de compartilhamento de patinetes, sem estação física, por meio de aplicativo. Além da Whoosh (identificada pela cor amarela), a startup gaúcha Adventure (laranja) e a Jet (azul), do Cazaquistão, oferecem esta opção de mobilidade sustentável.

 

 

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes