Sinal Verde: 307 controladores semafóricos já possuem tecnologia sem fio

07/02/2024 15:53
Pedro Piegas / PMPA
Trânsito e Circulação
Programa Sinal Verde moderniza controladores semafóricos

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou a migração de 307 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até junho de 2024. A modernização dos equipamentos com tecnologia sem cabo (4G ou fibra) integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro de 2023 e que busca melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica.

A qualificação proporciona um tráfego com maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas de Porto Alegre. “Com o avanço das instalações, é possível perceber os primeiros resultados”, avalia o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

As sinaleiras de pelo menos 44 vias da cidade foram contempladas com as melhorias. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Baltazar de Oliveira Garcia. Juntamente com a modernização, a prefeitura está investindo em nobreaks. Foram instalados mais 24, totalizando 92 nobreaks, que contemplam 176 cruzamentos semaforizados. Nos próximos meses, serão 140 nobreaks.

Programa Sinal Verde - Porto Alegre tem cerca de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 sinaleiras, gerenciadas por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital.

Até o fim do primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.

Clique aqui e confira as vias que receberam os novos controladores 

Caroline Callai (estagiária) /Supervisão: Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes