Jefferson Bernardes/PMPA
Ruas Completas: João Alfredo já tem nova sinalização
Essa primeira etapa contempla pinturas de faixas verdes no chão, que delimita e aumenta o espaço a ser ocupado pelos pedestres, implantação de placas, pinturas no asfalto sinalizando a passagem de bicicletas e outros veículos e balizadores que priorizam o pedestre. A segunda etapa será a instalação de parte de mobiliário temporário, como bancos de pallets e plantas, em parceria com a Fundação Pão dos Pobres, através da oficina profissionalizante da instituição.
O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana Rodrigo Tortoriello reforçou a importância da participação da sociedade civil no projeto. “O Pão dos Pobres já manifestou interesse em nos ajudar. Esse engajamento é importante, fortalece a sensação de pertencimento. Na ferramenta ConstruaPOA, do aplicativo #EuFaçoPoa, encontra-se o detalhamento do projeto e as possibilidades de participação popular.” A empresa Lifepoa confirmou, nesta segunda-feira, a doação de bancos para o mobiliário.
Também participaram da visita os secretários municipais de Relações Institucionais, Christian Lemos; de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; o presidente da EPTC, Fábio Berwanger Juliano; o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen; o gerente de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, João Paulo Joaquim; o vereador Mauro Pinheiro; o presidente do Conselho Estadual do Trânsito (Cetran-RS), Sérgio Renato Teixeira; representando a Ong WRI, Antônio Lindau, Paula Santos e Ariadne Samios; e representando o Pão dos Pobres, o professor Elizandro Mallet.
Ruas Completas - Dez vias de dez cidades do país foram escolhidas para servir de modelo à replicação do conceito de Ruas Completas. A João Alfredo é uma delas. O projeto, envolve a Prefeitura de Porto Alegre, com participação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), além da Ong WRI e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), busca a requalificação da rua João Alfredo. Tem como objetivo remodelar o espaço público, com desenho urbano diferenciado, incentivo à mobilidade ativa (meios de transporte não motorizados) e atividades no período diurno. A qualificação irá beneficiar a população que transita pelo local, com mais segurança para todos (moradores, comerciantes e visitantes). Essa primeira etapa, com a apresentação do conceito para população, é chamada de etapa temporária. Uma sinalização é implantada na rua antes da instalação da etapa definitiva, que vai contar com alargamento das calçadas e elementos para promover o convívio harmônico do espaço.
Elisandra Borba e Gabriela Duarte
Fabiana Kloeckner