Luciano Lanes/ARQUIVO PMPA
Programa que prioriza transporte coletivo começa pela Ipiranga
A faixa, que tem 900 metros, fica localizada no sentido Centro – bairro, da região da avenida Elias Cirne Lima até a avenida Antônio de Carvalho. No local, que vai receber sinalização azul, será prioritária a circulação de ônibus, da 16h às 20h. O tempo médio para percorrer os 900m, sem a faixa, nos horários de intenso movimento é de 12 minutos. A expectativa é que os ônibus percorram em três minutos o mesmo trecho nesses horários, conforme diagnóstico dos engenheiros de tráfego da EPTC. Diariamente, mais de 23 mil usuários de transporte coletivo usam as seis linhas que circulam na região. “A faixa também deve reduzir em 15% (9 minutos) o tempo médio de viagem de cada linha†explica o gerente de Planejamento de Transporte da EPTC, Flávio Tumelero Júnior.
Programa de Priorização do Transporte Coletivo - As medidas de priorização do transporte coletivo contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, o que contribui para a diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. Isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Além disso, com viagens mais rápidas, sem congestionamento, é possÃvel economizar combustÃvel, o que influencia na redução geral do preço da passagem. A EPTC desenvolve um trabalho de diagnóstico dos principais gargalos de transporte que devem ser solucionados para melhorar a circulação dos coletivos. Um dos trechos considerado crÃtico, e indicado para intervenção, foi a avenida Ipiranga, onde será implementada a faixa prioritária. Outros locais passam por estudos para execução da medida até o primeiro semestre de 2019, como a região da Rodoviária e da avenida Independência.
Legislação - Segundo o Artigo 184 do Código de Transito Brasileiro (CTB), a circulação na faixa ou via de tráfego exclusivo é considerada infração gravÃssima, passÃvel de multa de R$ 293,27 e 7 pontos na CNH e previsão de recolhimento do veÃculo.
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Gabriela Duarte
Andrea Brasil