Porto Alegre registra queda de mortes no trânsito 

14/11/2023 13:22
Joel Vargas / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Acidentes registram queda em 2023

O balanço de acidentalidade referente ao mês de outubro registrou uma redução de 11 vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre no período de janeiro a outubro. Durante o mesmo período do ano anterior, o Observatório de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) contabilizou 61 vítimas fatais, em 2023 o número de vítimas caiu para 50. 

“Além de focar na questão de prevenção de acidentes, nossas equipes têm realizado um trabalho intenso no mapeamento de dados para entender as situações e circunstâncias que ocasionaram os casos e buscar alternativas para educar e melhorar a segurança viária”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

O mapeamento de acidentalidade mostra que o perfil mais impactado durante o ano é o de pessoas idosas, sendo 19 vítimas fatais em 2023. A segunda faixa etária mais atingida é a de 26 a 35 anos, com 12 vidas perdidas. Pedestres idosos e motociclistas têm sido o foco em ações de prevenção de acidentes pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Em 2023, o automóvel e a motocicleta são os modais com maior envolvimento em acidentes de trânsito. Motociclistas estão envolvidos em 27 sinistros com vítimas fatais, sendo 22 identificados como condutores, quatro pedestres e um condutor de bicicleta. Desses 22 condutores, oito não possuíam habilitação regular. 

Acidentes - No mês de outubro, foram registrados 1.286 acidentes. Desse número, 474 foram com vítimas (fatais ou não). As regiões com maior registro de sinistros no mês de outubro foram a Leste, com o 32%, e a Norte, com 31%. Dos números gerais, 44% dos acidentes foram ocasionados por abalroamento (colisão lateral ou transversal) e 33% foram registrados como colisão (frontal ou traseira), sendo os dois tipos de acidentes os mais registrados durante o mês.

Jaqueline Moura

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes