Pesquisa de mobilidade ocorre na avenida Sertório nesta semana

10/04/2024 08:55
Divulgação/ EPTC/ PMPA
Trânsito e Circulação
Profissionais utilizam coletes amarelos durante o trabalho

Nesta quarta-feira, dia 10, e na quinta-feira, dia 11, a Pesquisa de Mobilidade estará na na avenida Sertório, próximo à Frederico Mentz, nos dois sentidos. Serão feitas pesquisas de Linha de Contorno (LC), que englobam tanto as entrevistas de Origem e Destino (OD) quanto a Pesquisa de Ocupação Visual (OV). A iniciativa ocorre entre 7h e 10h, e entre 15h e 18h. Os horários podem ser alterados em função do impacto no trânsito das vias.

Nesta terça-feira, 9, os pesquisadores estarão na avenida Castelo Branco para aplicarem a pesquisa de Ocupação Visual (OV) das 7h às 10h e das 15h às 18h. Ela consiste apenas na contagem de ocupantes por veículo que trafegam pela via, sem interferência e parada de carros. Os pesquisadores estarão identificados por coletes amarelos. 

“Começamos em agosto do ano passado com a pesquisa de mobilidade, que não era realizada em Porto Alegre desde 2009. Ela tem o objetivo de auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegreâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Formato das pesquisas de contorno - As abordagens são feitas com motoristas e passageiros de veículos selecionados em formato de blitz – podem ser entrevistados ocupantes e motoristas de automóveis, caminhões e motos. As perguntas abordam detalhes da viagem, como origem e destino, horário de partida e previsão de chegada, bem como a frequência e motivo - por isso o veículo deve estar parado.

Pesquisa domiciliar - Ocorre de terça-feira a sábado, das 11h às 19h, em domicílios previamente selecionados. Os bairros a serem visitados nas próximas semanas são: Santa Maria Goretti, Jardim Floresta, Jardim São Pedro, Moinhos de Vento, Bela Vista, Mont Serrat, Rio Branco, Boa Vista, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Petrópolis, Cristo Redentor, Costa e Silva, Santa Rosa de Lima, Rubem Berta, Independência, Floresta, Rio Branco, Higienópolis e Auxiliadora. 

Sobre os pesquisadores - Estão usando coletes com etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade, e possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade pode ser confirmada por meio da EPTC (telefone 118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil