Melhorias na sinalização viária da Cidade Baixa têm início na rua Olavo Bilac

06/02/2023 16:54
Aline Rimolo/EPTC PMPA
EPTC
Trabalhos tiveram início na rua Olavo Bilac

A prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação, começou nesta segunda-feira, 6, a implantar melhorias na sinalização viária do bairro Cidade Baixa. Os trabalhos, que incluem sinalização para respeito de velocidade de 30 km/h, instalação de novas placas e implantação de faixa de segurança iniciaram-se pela rua Olavo Bilac, entre as ruas Vieira de Castro e Santana e devem seguir até a Olavo Bilac esquina com a Érico Veríssimo. As intervenções que visam a dar mais segurança viária para a região atendem a uma solicitação dos moradores. 

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, acompanhou o começo dos trabalhos nesta manhã. “Os reforços que faremos na sinalização visam a conscientizar os motoristas sobre a importância de circular em baixa velocidade nesta área da Cidade Baixa. Além da preocupação com a segurança viária, a implantação da ciclorrota faz parte do projeto de conexão da malha cicloviária existente”, destaca. Para a sinalização do asfalto serão usados materiais com uma durabilidade entre seis meses e cinco anos. 

No total serão implantados aproximadamente dois quilômetros de ciclorrota, espaço compartilhado entre veículos e bicicleta que consiste na sinalização do asfalto que indica que a rota é recomendada para ciclistas e compartilhada com veículos. As ciclorrotas fazem conexões com vias importantes na região como Érico Veríssimo, José do Patrocínio e João Alfredo. Toda implantação deverá ser realizada ao longo de  fevereiro. 

Ramires reforçou ainda que a característica das três ruas permite a implantação de ciclorrota. “A Olavo Bilac, Lobo da Costa e Luiz Afonso são ruas em que é possível a circulação de carros e bicicletas compartilhando o mesmo espaço, pois a redução de velocidade propicia maior segurança aos ciclistas”, afirma. 

Intervenções: 

Olavo Bilac -  A via irá receber 900 metros de ciclorrota, desde a rua Vieira de Castro fazendo conexão com a ciclovia da av. Érico Veríssimo. Além disso, será feito o reforço da sinalização vertical e horizontal (pintura no asfalto) de 30 km/h, com o foco em dar mais segurança para quem circula a pé.

Luiz Afonso -  A via receberá 700 metros ciclorrota, partindo da av. João Pessoa, cruzando com a ciclovia da rua José do Patrocínio e interligando com a rua João Alfredo. A via receberá placas novas de 30 km/h reforçando a regulamentação da via que prevê velocidade reduzida e ampliação da segurança dos pedestres.

Lobo da Costa -  A via receberá 360 metros de ciclorrota com reforço de sinalização para a velocidade de 30 km/h. 

Plano de Segurança viária Sustentável - Lançado em novembro de 2022, ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito e segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes