Mais Transporte: operação da linha T11 retorna parcialmente para a Carris

14/08/2023 08:50
Pedro Piegas/PMPA
EXECUTIVO
Linha T11 terá ônibus nas cores amarela, azul e vermelho

A partir desta segunda-feira, 14, parte da operação da linha T11 volta a ser feita pela Carris. Desde abril deste ano, era realizada pelas empresas privadas de transporte coletivo. Das 186 viagens disponibilizadas pelas linhas T11 e seu reforço T11.1, oitenta e cinco passam a ser feitas pela Carris. Os usuários ainda poderão encontrar ônibus da Mob, na cor azul, e da Vivasul, na cor vermelha, operando a linha.

“Em abril passamos quatro linhas da Carris para as privadas para qualificar o atendimento. As outras três linhas já retornaram e estamos promovendo a volta da T11 em duas etapas, sendo que a primeira parte agora e a segunda em setembro", relata o o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. "Esse retorno será feito de forma gradual, devido a ajustes que ainda estamos fazendo com o foco no melhor atendimento ao usuário do transporte coletivo”.

Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através do app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS” para ser direcionado ao Cittamobi e Moovit.

Linhas sem cobrador - Foi publicada nesta sexta-feira, dia 11, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a resolução que autoriza a operação da linha T5 sem cobrador a partir desta segunda-feira, 14, nos dias úteis. Em relação ao percentual desses profissionais no transporte coletivo da Capital, a retirada totaliza 48,5% do quadro, com a previsão de chegar a 50% até o fim deste ano. A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.

 

Aline Rímolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes