Mais de 25 mil veÃculos foram fiscalizados na Operação Radar
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, entre os dias 4 e 10 de maio, 80 operações com radar portátil em diferentes pontos de Porto Alegre. As ações ocorreram nos turnos da manhã, tarde e noite, com média de 11 operações diárias. Ao todo, mais de 25 mil veÃculos foram fiscalizados, dentro da estratégia permanente de combate ao excesso de velocidade e de redução de acidentes e vÃtimas no trânsito da Capital.
Seis motoristas foram autuados por trafegar acima de 100 km/h, dado que indica que a maioria respeita os limites de velocidade. A infração de exceder a velocidade máxima em mais de 50% é considerada gravÃssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 880,41 e suspensão do direito de dirigir.
Maiores velocidades registradas:
115 km/h - Rua Pereira Franco, 366 (moto)
106 km/h - Avenida Bento Gonçalves DF, 7712 (moto)
106 km/h - Avenida Ipiranga, 8859 (moto)
102 km/h - Avenida Bento Gonçalves DF, 3995 (moto)
102 km/h - Avenida Assis Brasil, 7240 (carro)
Mapa interativo - A localização de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEVs) - portáteis (radar), fixos redutores (lombadas eletrônicas) e fixos controladores (pardais) - pode ser consultada no painel da fiscalização na página do ObservaMob, o Observatório de Mobilidade da EPTC.
As informações também estão disponÃveis no aplicativo Waze, onde os equipamentos aparecem com Ãcone de polÃcia, identificação de radar móvel e indicação da velocidade máxima permitida. As localizações e os estudos técnicos que embasam as ações são igualmente divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.
Tatiana Bandeira