Escola Pública de Mobilidade tem operação voltada a idosos nesta semana

20/11/2023 08:44
Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPA
Trânsito e Circulação
Ação de educação para o trânsito com idosos

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulga a agenda de atividades para conscientizar sobre trânsito seguro, com destaque para a Operação de Final de Ano e a 6° edição do Nuitran Debates. As ações, realizadas pela Escola Pública de Mobilidade, são direcionadas para diversos públicos, como crianças, adolescentes, idosos, motoristas, empresas, rodoviários e educadores. 

A programação inicia-se nesta segunda-feira, 20, às 11h, com a Operação de Final de Ano, que consiste na orientação dos agentes de trânsito para pedestres idosos na avenida Osvaldo Aranha, nas proximidades do Hospital de Pronto Socorro (HPS).

As atividades da operação irão se estender durante toda a semana em diversos pontos. A equipe técnica conseguiu quantificar onde a taxa de acidentalidade para esse público é maior em relação a outros. Os agentes começam as atividades nos períodos da manhã, às 11h, e também à noite às 18h30. No sábado, os agentes irão à campo na parte da manhã, às 10h.

A Operação de Final de Ano abrange diversas orientações, dentre elas, o incentivo para aguardar o tempo semafórico do pedestre antes de iniciarem as travessias, explicações sobre os riscos em não se atentar ao fluxo de veículos na via e, principalmente, na circulação dos motociclistas entre os corredores formados pelos carros, que prejudica a visibilidade. Neste ano, o Observatório de Mobilidade da EPTC já contabilizou 50 vítimas fatais, tendo nos idosos um dos perfis de maior impacto, com 19 vidas perdidas. 

Na quarta-feira, 22, às 9h30, a Escola Pública de Mobilidade irá participar da 6° edição do Nuitran Debates, criado pelo Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs, que nasceu com intuito de conectar profissionais e alunos que atuam ou têm interesse em temáticas de trânsito. O evento contará com a participação de especialistas de diferentes áreas para expor suas ideias e proporcionar um diálogo com o público sobre o tema "Envelhecimento e Mobilidade Humana: Estamos Preparados?".

Também cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para diferentes públicos. Os interessados em participar devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Plano de Segurança Viária - As atividades fazem parte do plano que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030. 

Confira a programação da semana: 

Segunda-feira, 20

9h - Programa Pedestre Idoso, apresentação no Hospital Santa Marta, bairro Centro Histórico

9h30 - Programa Educação Social e Mobilidade, ação Educativa HEMORGS, bairro Partenon

11h às 13h - Operação final de Ano

15h Programa Escola Amiga da EPTC, blitz educativa na Escola Estadual De Ensino Médio Baltazar De Oliveira Garcia, bairro Jardim Leopoldina

18h30 às 20h30 - Operação final de Ano 

Terça-feira, 21

11h às 13h - Operação final de Ano

14h - Programa Um Dia de Agente 

18h30 às 20h30 - Operação final de Ano

Quarta-feira, 22

10h - Programa Educação Social e Mobilidade, dinâmica da Criança Segura na ACOMPAR - Ação Comunitária Participativa, bairro Santa Rosa de Lima

11h às 13h - Operação final de Ano

18h30 às 20h30 - Operação final de Ano

Quinta-feira, 23

9h30 - VI Nuitran Debates, Envelhecimento e Mobilidade Humana: Estamos Preparados?

10h - Programa Escola Amiga da EPTC, sensibilização de educadores na EEEF Jardim Vila Nova, bairro Jardim Vila Nova

11h às 13h - Operação final de Ano

18h30 às 20h30 - Operação final de Ano

Sexta-feira, 24

11h às 13h - Operação final de Ano

16h30 - Programa Educação Social e Mobilidade, participação na EMEIJP Passarinho Dourado,

bairro São Geraldo

18h30 às 20h30 - Operação final de Ano 

Sábado, 25

10h às 12h - Operação final de Ano

14h30 - Programa Educação Social e Mobilidade, Dinâmica no Clube de Aventureiros Andaluz, da Igreja Adventista da Hípica, bairro Hípica

15h - Programa Educação Social e Mobilidade, atividade Praça Antônio Amábile, bairro Passo da Areia

 

Arthur Alves (estagiário)/ Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes