EPTC supera o total de atendimentos ao cidadão de 2022 em 11 meses

30/12/2023 09:19
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Central de Atendimento ao Cidadão fornece informações sobre transporte e outras demandas

De janeiro a novembro deste ano, os canais de atendimento ao cidadão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) somaram 128.576 registros, superando o total de todo o ano de 2022 (124.703). As demandas são recebidas por meio dos telefones 118 ou 156 (opção 1).

A Central de Atendimento ao Cidadão busca fornecer informações, registrar ocorrências e facilitar o encaminhamento de demandas relacionadas a serviços públicos de trânsito e transporte.

Um dos fatores positivos é a curta espera para ser atendido - em média, apenas 37 segundos. "Mesmo diante de um crescimento no volume de ligações, o curto tempo indica que o serviço se manteve eficaz e com resposta rápida, o que é fundamental para a satisfação do usuário", explica a gerente de atendimento da EPTC, Fermiana Ferenci.

Em relação às chamadas, novembro teve o segundo maior número mensal de atendimentos, com 13.033 registros, atrás do mês de março, com 15.038 ligações recebidas. O setor também conta com a Coordenação de Atendimento ao Cidadão (CAC), que recebeu presencialmente 58.957 usuários.

A Coordenação de Passagem Escolar e Isenções (CPEI) somou 55.148 solicitações referentes a renovações, inclusões e segundas vias do Cartão Tri Escolar e do Passaporte de Isenção para idosos e pessoas com deficiência.

Atendimento ao Cidadão - Além do contato telefônico pelo 156 (opção 1) ou 118, para assuntos de trânsito e transporte, há a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital via 156Web (com um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usuário na busca de informações e solução de dúvidas sobre a utilização das plataformas de autoatendimento); pelo aplicativo 156+POA, pelo 156 WhatsApp (51 3433-0156) e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

O aplicativo 156+POA pode ser baixado nas lojas Google Play e Apple Store. O serviço presencial no setor do Atendimento ao Cidadão da EPTC, na avenida Erico Verissimo, nº 100 - bairro Azenha, está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para os públicos especiais e prioritários, a EPTC possui o Posto de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Idosos, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa, 1105. Além do encaminhamento on-line de demandas, atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e por e-mail triidoso@eptc.prefpoa.com.br (Tri Idoso) e tripcd@eptc.prefpoa.com.br (Tri Especial para PCD e seus acompanhantes).

  

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil