EPTC revitaliza sinalização de ciclovia na Zona Norte

19/08/2021 17:05
Robson Da Silveira / PMPA
MOBILIDADE URBANA
Serviço atende solicitação da comunidade do bairro

Na data em que é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), trabalha nesta quinta-feira, 19, na revitalização da sinalização cicloviária da avenida Ecoville, bairro Sarandi, na Zona Norte. O serviço atende solicitação da comunidade do bairro. O projeto, que se estende por 1.300 metros, foi implantado em 2016 e chegou a ser selecionado entre os dez melhores do prêmio de segurança rodoviária Evonik Road Safety Award, na Alemanha, criado para apoiar iniciativas sustentáveis. A comunidade se envolveu com o projeto e a preservação do espaço.

“Este dia serve para incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável e para reflexão das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito, com a importância da percepção de risco e o autocuidado”, destaca Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.

A infraestrutura no planejamento de tráfego é um dos três pontos em que a EPTC trabalha para reduzir a acidentalidade e dar mais segurança na mobilidade. Nos anos de 2015 e 2016, antes da implantação da sinalização no local, foram registrados 20 e 17 acidentes, respectivamente. Após a conclusão do projeto, o número de acidentes diminuiu para sete em 2017, seis em 2018, quatro em 2019, cinco em 2020 e seis em 2021.

“A sinalização traz segurança, organiza os espaços viários, garante e otimiza a eficiência nos deslocamentos, além de democratizar o espaço público existente e oferecer mais funcionalidade ao trecho”, explica Alessandra Both, coordenadora de Projetos de Mobilidade Sustentável da EPTC.

O trabalho de manutenção da prefeitura é constante. A EPTC atendeu, de janeiro até julho, 1.516 demandas de implantação e conserto de sinalização viária e mobiliário urbano, totalizando cerca de 16.500 metros quadrados de pintura. Também foram realizados serviços em mais de 2.065 placas, 157 abrigos, 332 iluminadores a LED em semáforos e 219 lâmpadas em abrigos, estações e terminais de ônibus na Capital.

No mesmo período, a equipe técnica recebeu mais de 1.500 demandas de implantação ou manutenção de sinalização viária e criou mais de 200 projetos para segurança, fluidez viária e sinalização à medida que são identificados pontos críticos de acidentes pela equipe técnica e por solicitação de cidadãos, vereadores, entidades ou secretarias do município.

Neste ano, já foram elaborados mais de 30 quilômetros de projetos de sinalização para os trechos onde são realizados os serviços de conservação padrão, recuperação estrutural e funcional de vias, realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, do Programa de Requalificação de Pavimentos da Prefeitura. Os projetos incluem soluções de segurança viária, infraestrutura para ciclistas e transporte público.

Dia Nacional do Ciclista - A data de 19 de agosto foi estipulada em memória ao ciclista Pedro Davison, de 25 anos, que foi uma vítima do trânsito brasileiro, atropelado por um motorista alcoolizado em 2006, enquanto pedalava em Brasília. O fato provocou um movimento de conscientização e de mudanças de atitudes que, desde então, ajudam a melhorar as estatísticas de ciclistas mortos no trânsito.

Gustavo Roth e Gabriela Duarte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes