EPTC reforça ações educativas para público idoso

25/07/2019 08:35
EPTC/PMPA
EPTC
Dia dos Avós, nesta sexta-feira, terá palestra sobre mobilidade segura, no auditório da empresa

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou para esta sexta-feira, 26, Dia dos Avós, palestras sobre Envelhecer com Qualidade de Vida: um Caminho para a Mobilidade Segura, com a participação do médico geriatra e diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Newton Luiz Terra. O evento, aberto ao público, ocorre das 9h às 12h, no auditório da empresa, na rua João Neves da Fontoura, 7. Inscrições devem ser feitas por este link. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-4485.

Em sua palestra, o médico geriatra falará sobre a biologia do envelhecimento e sua repercussão na vida ativa das pessoas idosas. No segundo momento do encontro, a agente Luciana Pereira, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC, abordará questões sobre a importância do autocuidado dos idosos para evitar atropelamentos, que hoje representam uma das maiores preocupações na acidentalidade no trânsito. Em 40 mortes ocorridas na circulação da cidade, 17 envolveram pedestres por atropelamentos, sendo 12 idosos. 

De acordo com estudo do Programa Vida no Trânsito, os principais fatores de risco de acidentes identificados foram velocidade excessiva ou inadequada, alcoolemia positiva, condutor sem habilitação e avanço do sinal. Pedestres e motociclistas representam 85% das vítimas fatais.

“Nosso objetivo é alertar sobre essa realidade. Precisamos aumentar a rede de proteção e cuidados com o público da terceira idade. Cada vez mais, teremos idosos ativos circulando pela cidade, e é necessário orientá-los a terem atitudes preventivas, para que continuem desenvolvendo suas atividades de forma saudável", diz Luciana Pereira. "Atitudes simples, como aguardar o momento correto para atravessar uma rua, olhar para os dois lados, evitar a corridinha e caminhar entre os veículos, contribuem muito para prevenir atropelamentos.” 

 

 

  

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes