EPTC recolhe mais três cavalos abandonados na Juca Batista

13/11/2019 10:10
Claudio Furtado/EPTC PMPA
EPTC
Na última semana, EPTC já havia recolhido outros três animais no local

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheram três cavalos na madrugada dessa terça-feira, 12, que circulavam na avenida Juca Batista, próximo ao número 8.000, com riscos de acidentes. Os animais - duas éguas e um macho - foram encaminhados ao abrigo da empresa, na Estrada Chapéu do Sol nº 2.400, onde já recebem alimentação e tratamento veterinário adequados. Atualmente, o local abriga 30 animais, sendo 16 aptos para adoção. Na última semana, a EPTC já havia recolhido outros três animais no mesmo local.

O coordenador de Operações de Fiscalização da EPTC, Thiago Oliveira, orienta a população sobre procedimentos em relação a cavalos soltos nas vias “Nestes casos, as pessoas podem ligar para o 118. Se for constatado o abandono pelos nossos agentes, é realizado o recolhimento dos animais. Eles são levados para a nossa área de acolhimento, na Zona Sul, onde recebem alimentação adequada, além de medicação”, esclarece.

Abrigo -  O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.

Adoção - Após apresentarem recuperação, os cavalos recolhidos ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem resgatados pelos seus donos, entram no programa de adoção. O abrigo, na Zona Sul, é aberto à visitação. Informações sobre adoção: adote@eptc.prefpoa.com.br.

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl