EPTC realiza blitz educativa no Dia do Motociclista

Gustavo Roth / EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Em ação com caráter preventivo, 50 condutores foram abordados

A data que celebra todos os condutores que, seja profissionalmente ou por lazer, pilotam motocicletas, foi marcada por uma a√ß√£o diferenciada em uma das principais vias da Capital. A ¬†Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), com apoio da Guarda Municipal, surpreendeu ao realizar uma opera√ß√£o de blitz educativa no Dia Nacional do Motociclista, ocorrida nesta ter√ßa-feira, 27, na avenida Borges de Medeiros, junto ao Parque Marinha do Brasil. Durante a a√ß√£o, com car√°ter preventivo e educativo, 50¬†condutores foram abordados e orientados sobre √≠ndices de sinistros de tr√Ęnsito e as normas de circula√ß√£o e conduta do C√≥digo de Tr√Ęnsito Brasileiro (CTB) para assim evitar mais vidas perdidas no tr√Ęnsito.¬†

‚ÄúO objetivo da a√ß√£o √© conscientizar este p√ļblico, que representa 31% do registro geral de acidentes no primeiro semestre do ano, sobre a import√Ęncia do autocuidado e da percep√ß√£o de risco ao dirigir. Assim podemos contribuir para uma circula√ß√£o mais segura e de mais respeito entre as pessoas", destaca Cirilo Fa√©, diretor de Opera√ß√Ķes da EPTC, que participou da opera√ß√£o.

Al√©m da orienta√ß√£o, os motociclistas que passaram pela blitz educativa receberam um ‚Äúkit educativo‚ÄĚ, com uma camiseta do projeto Motociclista Seguro e um folheto de orienta√ß√Ķes para um comportamento seguro.

Fiscaliza√ß√£o - No primeiro semestre de 2021, a fiscaliza√ß√£o de tr√Ęnsito flagrou 547 motociclistas sem CNH e recolheu 700 motos. Os registros de acidentalidade envolvendo motocicletas em Porto Alegre t√™m alertado para este grupo de risco e, em raz√£o destes indicadores, as a√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o e educa√ß√£o se intensificaram desde o in√≠cio do ano. De janeiro a junho, foram abordados 9.278 motociclistas nas Opera√ß√Ķes Duas Rodas, 547 deles flagrados sem habilita√ß√£o. Nas 175 opera√ß√Ķes, 3.293 motociclistas foram autuados por algum tipo de irregularidade, 700 motos foram retiradas das ruas e recolhidas 183 CNHs e 705 Certificados de Registro e Licenciamento de Ve√≠culos (CRLV).

M√™s do Motociclista - A EPTC utiliza os dados de acidentalidade para orientar a√ß√Ķes de educa√ß√£o para a seguran√ßa no tr√Ęnsito. A an√°lise dos registros, aliada ao Dia do Motociclista, fez com que a empresa escolhesse o tema para trabalhar durante o per√≠odo, com diversas a√ß√Ķes para a seguran√ßa dos pilotos, sejam eles profissionais ou amadores.
A data surgiu em 1984, uma escolha da Associa√ß√£o Brasileira dos Motociclistas (Abram), para homenagear os pilotos. O dia 27 de julho foi escolhido porque em 1974 faleceu o motociclista e mec√Ęnico da Honda Marcus Bernardi.

Motociclista Seguro - Com base nos dados do Programa Vida no Tr√Ęnsito (PVT), que identificou os motociclistas como as principais v√≠timas no tr√Ęnsito de Porto Alegre, foi proposta em 2018 a cria√ß√£o do Programa Motociclista Seguro, desenvolvido em quatro eixos: comunica√ß√£o, educa√ß√£o, engenharia e fiscaliza√ß√£o. Os objetivos s√£o reduzir o n√ļmero de acidentes fatais e de feridos graves envolvendo motociclistas, contribuir para a mudan√ßa de percep√ß√£o dos demais usu√°rios das vias p√ļblicas e sensibilizar os pr√≥prios motociclistas sobre a import√Ęncia da percep√ß√£o de risco e autocuidado no tr√Ęnsito.

A campanha de conscientização pode ser acompanhada no perfil oficial da EPTC no Instagram, em @EPTC_POA.

Gustavo Roth

Gilmar Martins