EPTC inicia operação de final de ano no entorno do HPS 

20/11/2023 18:25
Aline Rimolo/EPTC/PMPA
EPTC
Ação de educação para o trânsito foi realizada na avenida Osvaldo Aranha

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), começou nesta segunda-feira, 20, a Operação de Final de Ano, na avenida Osvaldo Aranha próximo ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Durante cerca de duas horas, cinco agentes de trânsito e transporte que atuam na Escola Pública de Mobilidade distribuíram material educativo, dialogaram com pedestres e auxiliaram na travessia perto do local de entrada das ambulâncias do Samu e da parada de ônibus em frente ao hospital. A ação ocorrerá durante um mês, sempre às 11h e às 18h30. Será feita em outras 15 ruas e avenidas que fazem parte de oito pontos mapeados pela EPTC como críticos, por apresentarem mortes envolvendo idosos. A análise é dos últimos cinco anos. 

O começo da operação foi acompanhado pelo diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. “Tivemos 19 vidas perdidas de idosos neste ano e estamos intensificando nossas ações. As atividades educativas são direcionadas para os locais de maior risco e, além disso, nossa equipe de engenharia estuda melhorias nos pontos para melhorar a segurança viária e garantir a fluidez”, destaca. 

Durante a ação, os agentes incentivaram as pessoas a aguardarem o tempo semafórico do pedestre antes de iniciarem as travessias. Também advertiram sobre os riscos presentes em não se atentar ao fluxo de veículos na via e, principalmente, na circulação dos motociclistas entre os corredores formados pelos carros, fator que prejudica a visibilidade.

Ao longo do mês, os agentes estarão na avenida João Pessoa, avenida Júlio de Castilhos, avenida Baltazar de Oliveira Garcia, avenida Ipiranga x avenida Azenha, avenida Bento Gonçalves, avenida Farrapos, avenida Otto Niemeyer, avenida Protásio Alves, avenida Borges de Medeiros, avenida Pres. Franklin Roosevelt x avenida Polônia, avenida Campos Velho, rua Gen. Lima e Silva, rua Vigário José Inácio, avenida Princesa Isabel e rua Vicente da Fontoura que integram os pontos críticos. 


Acidentalidade - O balanço de acidentalidade referente ao mês de outubro registrou redução de 11 vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre no período de janeiro a outubro. Durante o mesmo período do ano anterior, o Observatório de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) contabilizou 61 vítimas fatais; em 2023 o número de vítimas caiu para 50. O mapeamento de acidentalidade mostra que o perfil mais impactado durante o ano é o de pessoas idosas, sendo 19 vítimas fatais em 2023. A segunda faixa etária mais atingida é a de 26 a 35 anos, com 12 mortes

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes